Em sua atual geração o Mini John Cooper Works se tornou o Mini mais potente da história, e com sua nova suspensão adaptativa ele está ainda mais afiado que sua geração anterior. Mas aparentemente isso não é o bastante para a Mini. Eles agora estão planejando o retorno da versão GP.
Em entrevista à revista britânica Autocar, o chefe da marca Peter Schwarzenbauer confirmou que o modelo poderá ser lançado nesta terceira geração. “Ele é uma parte importante da marca Mini. Ele funcionou bem no passado e não vejo porque não tê-lo no futuro”.
Você provavelmente lembra dela: era uma versão mais hardcore do JCW, com um leve aumento de potência, suspensão recalibrada para pista, banco traseiro substituído por uma barra de amarração estrutural (strut bar) e aerodinâmica retrabalhada com novos para-choques, dutos de arrefecimento dos freios e spoiler para reduzir arrasto.
A receita do novo seguirá a mesma linha, e deverá apostar em uma recalibragem da suspensão adaptativa (ou na substituição por coilovers ajustáveis) e do motor turbo, que deverá chegar aos 240 ou até 250 cv. O câmbio deverá ser apenas o manual de seis marchas, sem opção do automático oferecido no JCW vendido no Brasil.
Caso ele seja realmente aprovado pela BMW, contudo, o JCW GP não chegará antes de 2020, uma vez que ele deverá ser a versão de despedida da geração como seus dois antecessores foram.