esta semana começa com a noticia do falecimento de itelmar gobbi unico socio ate ontem vivo da empresa besson gobbi s a que de 1977 ate 1992 fabricou os automoveis miura em porto alegre imediatamente somos forçados a lembrar do sonho do carro brasileiro que acabou praticamente junto com a retomada das importaçoes de veiculos em 1990 e neste caso outro mais dificil o sonho do carro gaucho apesar de sempre contar com uma industria de veiculos pesados antes da gm começar a vender o celta em 2000 apenas o miura era fabricado naquele estado claro que tecnicamente nossa industria estava totalmente defasada em 1990 e a abertura das importaçoes era algo inevitavel protecionismo nao e uma soluçao que funcionou como uma forma definitiva de se fomentar uma industria local; funciona bem apenas com uma politica de abertura gradual ou compartilhamento tecnologico como o feito pela china a partir dos anos 1980 mas se o nosso pequeno mercado e a nossa falta de ambiçao tecnologica aliados a esta falta de uma politica de abertura futura e exportaçoes nos impediu de realmente criarmos uma industria local forte a epoca protecionista de importaçoes proibidas pelo menos nos permitiu criar alguns carros artesanais a exercitar nossa capacidade tecnica a formar escolas e pessoas com conhecimento principalmente em design muitos dos carros criados aqui sao desenhos originais incriveis que duraram por decadas criando marcas ainda lembradas hoje principalmente por isso um exemplo facil e a puma criada ainda antes do fechamento das importaçoes baseada em competiçoes e nos desenhos de carroceria de rino malzoni toni bianco e outro exemplo de um desenhista brasileiro de primeira linha seu furia de competiçao depois transformado no bianco de rua e um dos carros mais belos da historia em qualquer lugar do mundo nao so no brasil se admira desenhos assim sim a mecanica vw tira um pouco de sua credibilidade como carros esporte mas na realidade do brasil dessa epoca nao era uma mecanica desprezivel com os recursos que tinhamos entao era o conseguiamos fazer e faziamos bem e existe claro tambem o miura original um desenho em cunha totalmente no espirito da epoca mas mesmo assim diferente e original um desenho coeso e incrivel se considerando de onde saiu de uma pequena oficinas de capas e bancos em porto alegre chamada aldo auto capas sim uma oficina que fazia estofamentos nada mais que isso desde aquela epoca diziam que o puma era copia do lamborghini miura e que o miura gaucho era copia do lamborghini urraco parece que nao queremos acreditar que podemos fazer algo original e interessante que temos que ser inferiores claro que ambos sao influenciados pelos lamborghinis de alguma forma ou outra mas coloca los lado a lado prova que nao passa disso os designers se influenciam mutuamente sempre independente se moram em porto alegre ou milao a gente devia colocar este pessoal num pedestal nao empurra los como meros copiadores porque fazemos isso [caption id= attachment_273307 align= aligncenter width= 999 ] o urraco muito diferente [/caption] no caso do miura por exemplo a historia que seria uma copia do urraco e uma piada apesar de incrivelmente ser repetida sempre que se fala dele nao existe absolutamente nada em comum entre os dois carros mas sabe se pelo menos a origem dessa historia absurda nilo laschuk filho de um marceneiro bielorrusso de porto alegre nilo laschuk desde cedo sabia o que queria da vida trabalhar com automoveis como todos nos desde muito cedo e voraz consumidor de literatura no assunto e com isso começou a desenhar e tentar criar coisas ele mesmo desenhava carros em cadernos e na marcenaria do pai tentava faze los em modelos 3d queria ser um designer de automoveis decidiu [caption id= attachment_273289 align= aligncenter width= 999 ] nilo laschuk em 2017 com a maquete do miura[/caption] mas como na porto alegre de 1960 nao conseguia achar cursos especializados e nao sabia como e onde trabalhar nisso fez um curso tecnico de desenho industrial e tentou em vao ser contratado por alguem uma destas tentativas foi na nicola e cia em caxias do sul com desenhos debaixo do braço pediu para trabalhar de graça por um mes se nao gostassem dele apenas iria embora no fim desse mes a empresa percussora do que hoje conhecemos como a industria de onibus marcopolo contratou o jovem desenhista claro nos anos que se seguem se mostra um profissional de primeira se casa com a secretaria ruiva que conheceu na entrevista e desenha varios onibus para a marcopolo alem de claro entender como construir automoveis e como moldar peças em resina reforçada com fibra de vidro tecnica nova entao [caption id= attachment_273291 align= aligncenter width= 999 ] aldo auto capas nos anos 1960 [/caption] em 1973 conhece os parceiros besson e gobbi a aldo auto capas passou a produzir e fornecer alguns estofamentos para os bancos de onibus marcopolo e o desenhista claro se envolveu no projeto com eles alem de produzir estofamentos aldo auto capas fazia modificaçoes diversas em carros particulares em sua famosa oficina; era tambem distribuidora de acessorios diversos como rodas scorro etc aldo e itelmar encontram uma alma gemea em nilo os tres sonhavam em fazer um carro criar algo diferente mas parecia algo quase impossivel entao quando se conheceram em 1973 aldo era o empresario da dupla itelmar o tecnico e sabia que ate puma e gurgel sofriam para se manter mesmo na fertil sao paulo [caption id= attachment_273308 align= aligncenter width= 740 ] besson gobbi s/a em seu auge[/caption] mas claro que tudo muda ao fim de 1975 com a iminente proibiçao das importaçoes de veiculos a dupla da aldo auto capas de cara percebe um mercado que se abria e decide tentar em dezembro de 1975 nilo recebeu em sua casa um telefonema de aldo que o convence ir de caxias a porto alegre quando cheguei la o aldo me mostrou a foto de um lamborghini urraco e pediu para eu criar algo nessa linha fiquei feliz mas nao surpreso nao sei explicar mas parece que a minha vida toda eu soube que iria fazer um carro diz nilo o nascimento do miura brasileiro o inicio foi totalmente amador nas horas vagas o projeto era tocado apenas pelos tres no caso de nilo depois do expediente normal da marcopolo chegavam a trabalhar mais de 20 horas por dia nilo nao usava clay para modelar claro pois nao havia gesso era o material que usava para fazer modelos o primeiro deles baseado no urraco como solicitado ficou muito ruim mesmo na opiniao de seu criador meio a contragosto segundo nilo aldo aceita a ideia de seu desenhista partir do zero algo extremamente corajoso mas inevitavel e hoje sabemos que nao existia motivo para medo nilo laschuk cria uma obra prima em pouco tempo um modelo em gesso e aprovado e em tres meses nilo termina de lixar a mao um modelo de madeira 1 1 de onde se tiram os moldes de fibra [caption id= attachment_273298 align= aligncenter width= 999 ] aldo besson em um miura[/caption] o primeiro miura era algo simplesmente incrivel original contemporaneo totalmente influenciado pelo desenho avant garde da epoca praticado por gandini na bertone e giugiaro na ital design de carros esporte em cunha mas ainda assim original uma cunha incrivel com farois escamoteaveis e uma porta traseira curva original extremamente baixo com um perfil proporcional e interessante as portas nao tinham moldura de vidro e la dentro toda a experiencia em interiores da aldo auto capas aparecia bancos bem desenhados carpetes de qualidade acabamento de primeira o motorista ficava quase deitado esticado e o volante walrod esportivo tinha uma absoluta novidade regulagem eletrica de altura o sistema foi criado por itelmar usando um motor de limpador de para brisa os pedais tambem podiam ser regulados manualmente os limpadores de para brisa so apareciam funcionando eram cobertos em descanso e o desenho de nilo para o painel de instrumentos era tambem sensacional tres pods carenados para os dois instrumentos principais a frente e um a direita para os auxiliares as rodas claro eram scorro o carro todo era belissimo moderno exotico atual mas claro que o desempenho original nao era dos melhores o chassi era vw 1600 sem alteraçoes tambem alguns erros eram obvios o tanque e a bateria estavam atras entre os ocupantes e o motor e nao na frente o porta malas na frente era otimo por isso mas a distribuiçao de peso nao o carro tambem nao era leve pouco menos de uma tonelada fruto de inexperiencia com modelagem e reforços de aço no habitaculo qualidade e desenho incrivel era o mote aqui; nao velocidade o carro foi lançado no x salao do automovel de sao paulo no anhembi em 1976 foi um tremendo sucesso e mostrou aos socios que a sua fabrica era pequena demais inundados de pedidos na hora perceberam que seis carros por mes o volume planejado era terrivelmente insuficiente logo se mudam para uma nova fabrica na avenida sertorio onde conseguem eventualmente manter uma produçao media de 30 carros/mes ainda e insuficiente mas a empresa consegue conviver dai em diante apenas suprindo demanda a fila de espera nunca seria menor que seis meses itelmar gobbi repetidas vezes disse que seu maior problema era mao de obra ninguem em porto alegre sabia fazer carro era necessario treinar os funcionarios do zero fazer a mao de obra segundo ele e mante la seus custos aumentam consideravelmente com o tempo mas a empresa seria um exemplo de boa administraçao de recursos escassos ate seu fim com a abertura das importaçoes o muira se vendia sozinho entao se concentraram em duas coisas proteger a imagem da marca com atendimento personalizado e cuidado com os clientes gente com dinheiro; o carro era carissimo e constante atualizaçao dos produtos de acordo com os desejos dos clientes anos de trabalho e sucesso e uma historia de sucesso e constante atualizaçao dificil para uma empresa pequena e tocada apenas devido a intensa dedicaçao dos envolvidos nilo laschuk larga da marcopolo no lançamento do carro e se dedica integralmente a miura itelmar e aldo passam segundo gobbi 20 anos trabalhando 20 horas por dia o carro muda constantemente muda inerentemente devido a pedidos da clientela e nao de ninguem mais nos anos 1980 os entusiastas desprezavam a marca com seus paineis e faixas externas de neon seus interiores espalhafatosos seus terrivelmente cafonas sintetizadores de voz que pediam para se colocar o cinto e outros avisos do tipo mas o preço continuava subindo e a fila de espera continuava em seis meses por exemplo foi o carro da tieta do agreste na novela da rede globo sua clientela cirurgicamente atendida a primeira evoluçao vem ja em 1979 com mudanças diversas como teto mais alto e painel de instrumentos diferente em 1981 nilo retorna a marcopolo mas a empresa continua primeiro resolvendo o mais claro problema falta de potencia aparece o miura mts com motor de passat ts no chassi de brasilia traseiro um carro bem mais interessante e potente mas as vendas continuavam concentradas no carro refrigerado a ar em uma razao 3 1 [caption id= attachment_273306 align= aligncenter width= 999 ] [/caption] em 1982 aparece o targa usando a mecanica completa do passat traçao dianteira e um chassi perimetral de aço com grandes tubos soldados de seçao quadrada em seguida vem o spider um interessantissimo conversivel baseado no targa em 1984 e a vez do kabrio uma versao mais barata do spider mas baseada no gol refrigerado a ar; um fracasso de poucas vendas [caption id= attachment_273302 align= aligncenter width= 999 ] targa o primeiro de motor e traçao dianteiros [/caption] praticamente a cada ano a empresa lançava um novo veiculo a maioria das vezes aproveitando o salao de sao paulo em 1985 aparece o miura saga baseado na mecanica e novo motor 1 8 do santana em 1986 este modelo evolui para o saga 787 incorporando um imenso aerofolio numa nova tampa hatchback em 1987 aparece ainda mais uma evoluçao o x8 com uma janela traseira curva enorme de vidro e opçao de turbocompressor em 1988 motores de dois litros do santana no novo saga este evolui para o top sport de 1989 e depois o x11 mas com as importaçoes de volta nao existia maneira de se vender os antiquados esportivos gauchos os miura sempre venderam baseados no status qualidade e alto preço; coma volta de marcas como a porsche imediatamente se tornavam totalmente obsoletos uma alegoria de toda nossa industria os miura deixam de ser fabricados em 1992 a empresa continua por mais alguns anos fabricando picapes de cabine dupla mas para tambem por volta de 1995 um fim inevitavel mas mesmo assim triste itelmar gobbi sempre ficava emocionado quando era convidado para encontros de clubes e via os carros preservados segundo ele o fim do miura foi como perder um ente querido um filho um pedaço de mim diz ele os politicos brasileiros segundo gobbi adoravam a existencia de um carro esporte feito no rio grande do sul tinham orgulho e falavam bem dele mas ajudar que e bom nada itelmar gobbi viveu para ver um sonho realizado e preservado e isso e o que importa o fim dele foi triste claro mas triste e toda nossa historia com a industria de automoveis a ele sempre tao triste quando falava do fim da miura que fique uma mensagem para levar a seu merecido descanso eterno uma mensagem que vem direto do grande stan lee nao nos e dado saber se vamos ter sucesso ou nao nao existe desonra no fracasso existe somente uma vergonha a covardia de nao ter tentado
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