O evento de carros antigos mais importante do mundo, o Pebble Beach Concours D’Elegance, é uma daquelas coisas que todo petrolhead tem de visitar uma vez na vida. Obrigação sagrada, como um muçulmano tem de ir a Meca. Porque o evento envolve muito mais do que apenas os carros antigos mais exclusivos do mundo, todos na casa dos milhões de dólares. Ele é parte da Monterey Car Week, que aconteceu este ano de 10 a 16 de agosto.
Antes de falarmos da Monterey Car Week, convém falar de seu evento mais importante. Criado em 1950, o Concours D’Elegance (concurso de elegância, em bom português) nasceu como evento paralelo à Pebble Beach Road Race, corrida que era organizada pelo Sports Car Club of America. Desde sua primeira edição ele vem sendo realizado religiosamente, a não ser em 1960, por problemas de agenda conflitante.
Em sua 65ª edição, o concurso reuniu 219 automóveis de colecionadores de 16 países e 29 Estados dos EUA. Só podem participar do evento colecionadores convidados pela organização. E eles vêm de todas as partes do mundo. Este ano, o Best of Show, o grande vencedor da competição de antigos, foi um Isotta Fraschini Tipo8A 1924, encarroçado pela empresa suíça Wordblaufen.
O chassi do veículo, que tinha 3,68 m de comprimento, foi adquirido pelos suíços no começo dos anos 1930 e apresentado no Salão de Genebra de 1932.
O feliz proprietário é Jim Patterson, veterano do evento, que já havia vencido em 2010 com um Delahaye D8S De Villars Roadster.
Em entrevista, Patterson disse que esperava ser vencido pelo casal Sam e Emily Mann, que concorreu ao prêmio com outro Delahaye, um 145 Franay Cabriolet que não saiu de mãos abanando. Levou o prêmio “Gwenn Graham” para o conversível mais elegante do evento.
Além do Concours D’Elegance, há também o Pebble Beach Tour D’Elegance, um passeio dos participantes do concurso com dois trechos.
Um de pouco menos de 30 km e outro pela costa californiana, com cerca de 40 km. Pena os caminhos americanos não terem, como as Mille Miglia, mais gente em torno para poder apreciar as preciosidades. Só os fotógrafos escalados para registrar o passeio.
Mais do que os carros, o passeio reúne muita gente interessante, como o apresentador Jay Leno e o eterno campeão justamente das Mille Miglia, Sir Stirling Moss. Espia ele acima, acenando de dentro do Mercedes-Benz 300SL.
Todo ano, Pebble Beach escolhe uma marca para homenagear. Em 2015, a principal homenageada foi a Ferrari, mas também foram lembradas a duPont, a Pope, os carros criados pela Carrozzeria Touring, os Cunningham pós Segunda Guerra, os Mercury Custom, os esportivos britânicos pré Segunda Guerra Mundial, o 75º aniversário do Lincoln Continental e os 50 anos do Shelby GT350 Mustang.
Veja a seguir algumas das máquinas mais impressionantes do evento.
Além dos carros e dos leilões, a arrecada dinheiro para caridade. Este ano, a estimativa de arrecadação estava na casa dos US$ 20 milhões, um recorde na história do evento.