Para quem viveu a época ou para quem buscou conhecimento nas revistas automotivas brasileiras da década de 80, não havia publicação que se comparasse à Motor 3. Não para quem buscava algo bem mais aprofundado, detalhado e entusiasta do que as tradicionais líderes de mercado. Mesmo com muito menos recursos que as grandes concorrentes, se era jornalismo de alta qualidade que você queria, a Motor 3 era a sua revista.
O homem por trás dela era o engenheiro José Luiz Vieira, um dos melhores jornalistas automotivos de nossa história, e que dedicou a sua vida à especialização na área. Teve como colaboradores nomes lendários como o piloto Expedito Marazzi, o designer Celso Lamas e duas lendas do antigomobilismo: José Rezende Mahar e José Roberto Nasser, lembrando que este último que nos deixou há exatamente dez dias.
Além de narrativas deliciosas, do aprofundamento técnico (tanto em conceitos mecânicos quanto na arte da direção e pilotagem, sempre com linguagem acessível) e da produção de conteúdos com carros antigos ou estrangeiros, frequentemente ignorados pela Quatro Rodas e Auto Esporte por não serem automóveis de nosso mercado, a Motor3 foi muito conhecida pelos seus project cars: se o conteúdo sobre o Chepala (Chevette com o 151 de Opala) foi referência para a turma pé-de-chumbo dos rachas da época, o Koizyztraña gera conversa até hoje. Um Galaxie 1977 desprovido de toda a sua carroceria, com estrutura tubular adicionada ao seu chassi, para ser usado no fora-de-estrada. Pense nisso sendo feito por uma publicação em meados da década de 80! A Motor 3 estava muito à frente do seu tempo.
Hoje, no FlatOut 56, vocês conhecerão a história e muitas curiosidades sobre a vida de José Luiz Vieira, bem como os detalhes sobre o nascimento, evolução e fim desta revista tão importante não só para a cultura automotiva, mas para o jornalismo automotivo em si.
Este vídeo existe graças aos crowdfunders do FlatOut: o FlatOut depende do financiamento coletivo para não sair do ar e continuar produzindo mais e melhor. Faça uma assinatura e seja uma das pessoas que nos apoia.
Visite o Museu da Imprensa Automotiva (MIAU)!
Rua Marcelina 108, Vila Romana, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 9 8815 7467
|
Playlist do FlatOut 56: veja todos os episódios!
Clique no ícone com os três traços empilhados (canto superior esquerdo do player) para escolher o seu episódio. Eles estão dispostos na ordem do mais recente pro mais antigo!
Nova coleção no FlatOut Official Gear
Quando você compra produtos na nossa loja FlatOut Official Gear, está colaborando diretamente para que o FlatOut permaneça no ar e para que a gente invista em iniciativas como o FlatOut Midnight, FlatOut 56 e FlatOut Driving Academy. As camisetas estão disponíveis nos tamanhos P, M, G, GG, G3 e G4 (se não estiver disponível, não esqueça de preencher o “avise-me quando estiver disponível” na página do produto), sendo que estas últimas possuem uma modelagem especial, mais larga.
Clique nas fotos para acessar a página do produto. Ou clique aqui para ver nosso catálogo completo, com adesivos e outros modelos de camisetas.
Se a Hoonigan tem alguns dos project cars mais insanos e bem feitos do mundo, Lasanheiros (como nós) estão sempre quebrados e encrencados com o seu projeto. Esta estampa traz uma forte dose de auto-ironia. Clique aqui para acessar o produto.
Tripla homenagem: a imortal frase do mestre dos ralis Colin McRae estampada em fonte inspirada na Porsche, com os clássicos racing stripes. Visual clean e elegante. Clique aqui para acessar o produto.
Nossos projetos automotivos frequentemente passeiam entre o mundo da ficção científica e o do terror – especialmente os dos anos 90, carros já com considerável volume de tecnologia embarcada! Clique aqui para acessar o produto.