Um dos componentes mais pesados de um carro é o motor. Seu tamanho e peso são dois dos principais fatores limitantes da engenharia automotiva, sempre preocupada em melhorar a eficiência, distribuição de peso e dinâmica dos carros. Que tal, então, um motor tão leve e compacto a ponto de poder ser carregado com as mãos, e ainda capaz de desenvolver 400 cv? Não, meu teclado não está quebrado, são 400 cv mesmo! Foi o que a Nissan conseguiu criar para equipar seu novo protótipo para as 24 horas de Le Mans, o Nissan ZEOD RC. Incrível!
Batizado de DIG-T R, o motor turbo tem três cilindros em linha e desloca apenas 1,5 litro de ar-combustível. Mesmo pesando apenas 40 kg, ele desenvolve 400 cv e 38,1 mkgf de torque. Para se ter uma ideia, os motores V8 que foram usados na Formula 1 até 2013 entregam cerca de 700 cv e pesam por volta de 90 kg. Downsizing é isso, minha gente!
O Nissan ZEOD RC, apresentado no meio do ano passado, é chamado pela marca de “o carro de corrida elétrico mais rápido do mundo”. Mas a sacada é que, nas 24 Horas de Le Mans, o carro só dará uma volta movido por eletricidade a cada hora — no resto do tempo, todo o trabalho ficará com o motor de três cilindros. Isto explica o nome ZEOD RC — Zero Emission On Demand Race Car: o motor elétrico sem emissões é acionado sob demanda, e não funciona o tempo todo.
O carro participará de Le Mans na categoria Garage 56, destinada a protótipos experimentais. Foi a mesma categoria em que o DeltaWing competiu — aliás, nunca chame o ZEOD RC de DeltaWing. São dois carros “diferentes” — ambos foram projetados pelo mesmo designer, Ben Bowlby, e o DeltaWing já foi bancado e teve seu motor fornecido pela Nissan.
Só que o designer e a Nissan , um dos principais nomes por trás do projeto do DeltaWing. As acusações são de quebra de patentes, roubo de informações, apropriação indevida de segredos industriais, entre outras, devido à semelhança entre os dois carros. O processo ainda está correndo e, enquanto a situação não se resolve, a Nissan continua divulgando informações.
De verdade, nós acompanhamos o DeltaWing desde o começo e gostamos muito de ver um carro tão inovador ser levado a sério por uma grande empresa. Sendo assim, estamos satisfeitos em ver que a ideia está tendo continuidade na forma do ZEOD RC, mesmo com esta polêmica. E ainda mais agora, com um motor tão pequeno e potente, mal podemos esperar para vê-lo em ação. Quando isto acontecer, a Nissan será oficialmente a primeira a usar um motor de três cilindros em uma categoria importante do automobilismo.
Agora, nos responda uma coisa Nissan: quando vamos poder comprar um carro de rua com uma belezinha destas debaixo do capô?