Lembra quando dissemos no extinto Zero a 300 que a BMW iria substituir o atual Série 6 por um novo Série 8? Pois o negócio está acontecendo: o modelo foi flagrado em testes nesta segunda-feira por vários sites estrangeiros.
O novo Série 8 será baseado na nova plataforma CLAR, que estreou na atual geração do Série 7, e será a resposta da BMW ao Mercedes-Benz Classe S Coupé. Para encarar o Merc, ele terá quatro versões — 850, 860, M850 e M8 — que serão equipadas com motores V8 e V12.
Foto: Autocar
Ainda não há muitas informações sobre quais motores irão equipar cada uma delas, mas é provável que o V8 esteja no 850 e M850 e o V12 seja exclusivo do 860, como no M760i xDrive. Já o M8 poderá ser equipado com o V12, mas também existe a possibilidade de que a BMW adote o sistema Power eDrive, que combina um motor turbo de quatro cilindros e um par de motores elétricos que, juntos, chegam aos 670 cv.
Foto: KGP
As fotos ainda não revelam muitos detalhes do carro, mas sua silhueta é muito semelhante à do Rolls-Royce Wraith, que também é baseado no Série 7. As lanternas e faróis parecem ser apenas componentes provisórios, instalados apenas para testes, mas o visual final do carro deverá ter elementos do conceito Pininfarina Gran Lusso Coupe, apresentado em 2013 (abaixo).
O modelo deverá ser produzido a partir de 2019 e substituirá o BMW Série 6. Embora pareça fazer pouco sentido devido ao porte diferente dos dois modelos, a BMW já havia feito isso em 1989, quando encerrou a produção do Série 6 E24 e o substituiu pelo Série 8 original.