um dos aspectos mais legais de assistir a filmes classicos com distopias e o fato de estarmos no futuro retratado no filme e podermos ver o que aconteceu e o que nao aconteceu em 2015 por exemplo vimos quanto da hill valley do futuro havia se tornado realidade e encontramos uma quantidade surpreendente de previsoes acertadas mas ha um outro filme um pouco mais recente que de volta para o futuro ii que foi muito mais preciso em suas previsoes — especialmente a respeito dos carros curiosamente ele tambem e um dos mais caricatos estou falando de o demolidor demolition man 1993 sim e aquele filme em que sylvester stallone e wesley snipes sao congelados em uma prisao criogenica em 1996 e reanimados em 2032 evidentemente eles tem dificuldades de se adaptar ao mundo depois de 36 anos em suspensao especialmente com tantas mudanças culturais e tecnologicas o filme e algo pastelao com um roteiro nao muito brilhante mas esta longe de ser ruim especialmente se considerarmos como ele estava certo em suas previsoes — tao certo que ele talvez seja o filme distopico que melhor retratou o futuro antes que ele acontecesse https //www youtube com/watch v=fh9vx4fcura na san angeles de 2032 san angeles e uma megalopole formada por los angeles san diego e santa barbara a sociedade vive em paz livre de violencia e maleficios como uma boa distopia esse nivel superior foi atingido por meio de restriçoes de liberdades individuais na paradisiaca san angeles as armas o alcool a carne a junk food o cigarro o sal as palavras de baixo calao e ate relaçoes sexuais sao proibidos e punidos com a perda de creditos pessoais alem disso cada cidadao e etiquetado eletronicamente e tem suas açoes controladas pelo governo o controle de armas ja era algo discutido na epoca assim como a ideologia vegana e os maleficios do excesso de sal entao nao e nenhuma surpresa que eles tenham acertado esse aspecto quanto ao açucar e aos refrigerantes nao ha exatamente uma discussao sobre sua proibiçao ou nao — eles ate sao os principais chamarizes nos corredores dos caixas de supermercados balas fini/haribo estou falando de voces embora haja uma conscientizaçao muito solida sobre as consequencias do excesso de açucar o mesmo vale para o alcool [caption id= attachment_241011 align= aligncenter width= 1280 ] armas no museu[/caption] ja o cigarro este esta perdendo a guerra por razoes evidentemente claras de prejuizos a saude alem de serem considerado socialmente incomodos com sua fumaça e odor marcantes a publicidade ja foi proibida ou restrita aos pontos de venda em todo o mundo e em lugares como o reino unido a proibiçao da exposiçao do produto e do design de embalagens ja esta em discussao as relaçoes sexuais felizmente nunca serao proibidas mas o filme acerta outra tendencia moderna na cena em que john spartan sylvester stallone acha que vai se dar bem no after hours na casa de lenina huxley sandra bullock e acaba tendo que vestir um capacete e apenas imaginar o que achava que eles iriam fazer indiretamente o filme previu o sexo virtual uma industria milionaria nestes dias o controle comportamental tambem e algo que ainda nao se tornou realidade mas esta proximo os creditos pessoais sao um sistema ja colocado em testes na china com a adoçao dos softwares de reconhecimento facial os que saem da linha sao penalizados com multas ou restriçoes de liberdades — exatamente como no filme de 1993 alem disso no filme os personagens precisam controlar o que e dito algo muito semelhante com a discussao sobre os limites da liberdade de expressao que acontece atualmente ha outros aspectos mais interessantes em que o filme acertou com precisao a febre da nostalgia as video chamadas e os tablets que fazem video chamadas toda a comunicaçao de longa distancia e feita por video chamadas um conceito ja antigo em 1993 e em algumas ocasioes isso acontecia por meio de pequenas pranchetas com cameras e telas carregadas a tiracolo como os smartphones [caption id= attachment_241012 align= aligncenter width= 1280 ] video conferencia em o demolidor [/caption] sobre a nostalgia a personagem lenina huxley e uma grande fa da cultura pop do seculo 20 com uma coleçao respeitavel de memorabilia e uma grande admiraçao pelos muscle cars — tambem banidos da asseptica san angeles de 2032 e aqui entramos no aspecto mais preciso de todas as previsoes acertadas de o demolidor os carros os carros do futuro representados no filme sao em sua maioria conceitos da general motors como o cadillac solitaire o cadillac voyage o pontiac banshee e o gm hx 3 mas um deles — o carro de maior destaque — acertou em cheio como seriam os carros do futuro o conceito gm ultralite de 1992 [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 241007 241008 241005 241009 241010 241006 ] originalmente o gm ultralite era um carro feito de fibra de carbono com apenas 635 kg coeficiente aerodinamico 0 19 e movido por um motor dois tempos de 1 5 litro tres cilindros e 113 cv apesar dos numeros modestos o carro era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8 segundos e de chegar aos 217 km/h alem disso ele tinha portas asa de gaivota que davam acesso as duas fileiras de bancos o que ajudava na reduçao de peso https //www youtube com/watch v=mzu369rpcyo no filme contudo ele atuou como um carro eletrico usado pelo departamento de policia de san angeles alem do propulsor ecologicamente correto como o futuro retratado no filme ele tinha um modo de conduçao autonoma um assistente digital controlado por comandos de voz quadro de instrumentos digital e uma profusao de telas pelo painel e ate mesmo no volante nao parece a descriçao dos lançamentos mais avançados de hoje em dia https //www youtube com/watch v=flppr_ggwec ah sim faltaram os airbags em vez de airbags frontais laterais cortina para joelhos e para o teto solar os criadores do filme optaram por fazer algo mais abrangente e com o mesmo efeito na cena em que john spartan acaba arremessado contra o departamento de policia pelo carro que se recusa a atender seus comandos outra semelhança com o futuro presente o carro preenche a cabine com uma meleca branca chamada secure foam que substitui as dezenas de airbags https //www youtube com/watch v=rnyhkbu1yaw enquanto isso os carros barulhentos inseguros potentes e emocionantes se tornaram obsoletos indo parar nos museus onde sao admirados porem nunca usados ou melhor nunca usados ate que a potencia seja necessaria para conter um criminoso a moda antiga e quando o oldsmobile 442 1970 entra em cena ou melhor rouba a cena para resolver o filme queimando gasolina e maculando a limpeza superficial de san angeles como se dissesse que o jeito antigo de fazer as coisas tinha o seu valor https //www youtube com/watch v=3gimvdrueau o filme em geral e uma critica nada velada e bem humorada ao politicamente correto e as intençoes por tras dele contudo os exageros e os cliches o tornam um pouco caricato demais em alguns aspectos mas no fim das contas quem salva o dia e um pouco dos velhos habitos dos rejeitados e de john spartan e um pouco da nova geraçao de san angeles representada por lenina huxley um equilibrio do que ha de positivo no velho e do que ha de positivo no novo sem radicalismos como um carro moderno e eficiente para o dia a dia e um muscle car para o fim de semana ate nisso o filme foi certeiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.