depois que os carrinhos perderam a graça o passo seguinte foi o inicio do envolvimento real com os carros reais logo ali durante a adolescencia a reuniao da molecada para lavar os carros dos pais e tentar uma volta no quarteirao para secar foi a iniciaçao no mundo dos carros de verdade mas havia uma outra forma de curtir a realidade dos carros dos nossos pais ao menos do meu pai o som automotivo ele tinha acabado de comprar um escort novinho e por acaso um cliente era proprietario de uma instaladora de som automotivo que fez uns preços bacanas para ele nao era nada de outro mundo mas era um negocio que dava gosto de ouvir o conjunto consistia de um cd player pioneer deh 436 ligado em um par de alto falantes coaxiais da bravox na preparaçao original das portas e um par de coaxiais pioneer 6946 no tampao era tudo o que eu precisava para juntar as duas coisas que eu mais gostava carros e musica o ritual era o mesmo dos audiofilos mas em vez de uma sala de estar o ambiente era o habitaculo do escort em vez de um sistema de audio hi fi havia o sistema de audio do carro com sua acustica propria ao volante do carro entre a leitura dos encartes e fantasias sobre dirigir um escort rs cosworth ainda que fosse apenas um escort gl 1996 as horas e as musicas passavam de uma forma divertida para o leo de 13 anos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 300878 300879 ] foi assim que comecei a me interessar por som automotivo em pouco tempo apesar da escassez de informaçao daquele tempo de internet limitada eu sabia tudo o que um garoto de 13 anos precisava saber sobre alto falantes modulos de potencia disqueteiras crossovers equalizadores e subwoofers meu negocio sempre foi alta fidelidade gostava do som bem definido para dentro do carro a febre durou pouco como os carrinhos aquela brincadeira de curtir o carro parado como uma sala de musica logo perdeu a graça o conhecimento contudo esse a gente nunca perde mesmo depois de quase 25 anos voltei a procurar itens de som automotivo e descobri que muita coisa mudou mas os conceitos basicos permanecem e atendendo a um pedido frequente dos leitores decidi fazer um guia basico para quem quiser montar um projeto legal para curtir a trilha sonora com boa qualidade de audio a primeira coisa que voce precisa saber sao os conceitos basicos de um sistema de audio — sabendo isso voce podera a escolher os componentes mais adequados para a finalidade que voce deseja o sistema mesmo o mais simples dos sistemas de audio de um carro e formado por um emissor de sinal de audio um amplificador deste sinal e um conversor que ira transformar o sinal de audio em ondas sonoras o emissor de sinal de audio e o radio do carro o amplificador deste sinal e o amplificador ou modulo de potencia e o conversor que transforma o sinal em ondas sonoras e o alto falante o mais basico dos sistemas portanto e um radio com amplificador integrado e um par de alto falantes so que isso e apenas o começo cada elemento do sistema tem particularidades que voce precisa conhecer e levar em consideraçao na hora da compra e montagem a unidade central e o radio do carro propriamente dito e quem emite os sinais de audio que serao transformados em ondas sonoras pelos alto falantes e por isso e chamado de central como e ela que emite o sinal ela e a parte mais importante do sistema — se o sinal tiver baixa qualidade em sua fonte ele sera amplificado com baixa qualidade e sera convertido em ondas sonoras de baixa qualidade por isso voce deve resistir a tentaçao de economizar uns trocados com o radio para torrar com alto falantes mais potentes e aqui deixo uma sugestao pessoal escolha marcas de renome no mercado de audio e atente para os projetos globais destas marcas normalmente os projetos produzidos para o mercado brasileiro sao modelos de baixo custo que podem ter qualidade inferior alem das funcionalidades desejadas na central conectividade tipo de midia etc voce precisa levar em consideraçao a potencia do amplificador integrado esta informaçao e exibida na forma de canais x potencia a maioria das centrais tem quatro canais com entre 20w e 35w dependendo do modelo o que isso significa que voce pode ligar quatro alto falantes com aquela potencia especificada pelo manual do radio se for um radio com potencia 4x25 voce pode ligar ate quatro alto falantes de 25 watts se for um radio 4x30 pode usar alto falantes mais potentes de 30 watts outro aspecto tecnico que voce deve levar em consideraçao e se o radio tem saida para subwoofer como o nome sugere trata se de uma saida dedicada as frequencias graves esta saida porem normalmente nao e amplificada entao voce precisa de um amplificador externo ou modulo de potencia como tambem e chamado por ultimo voce precisa estar atento as dimensoes do slot de radio do painel a maioria dos carros dos anos 1980 1990 e 2000 usa um padrao criado pelo instituto alemao para normatizaçao deutsches institut fur normung ou din quando o slot e simples ele e chamado 1 din ou simplesmente din; quando e duplo ele e chamado de 2 din ou double din [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 300883 300884 ] alguns modelos contudo usam um padrao proprio da marca exigindo adaptadores a ford por exemplo usou radios mais baixos que o padrao din duplo porem mais altos que o padrao din a volvo e a mercedes tambem usavam radios com altura superior ao din duplo hoje a maioria dos modelos novos tem um padrao proprio de encaixe no painel exigindo adaptadores especificos eles sao mais caros mas a adaptaçao fica com o mesmo aspecto de um sistema original alto falantes aqui e onde voce pode se perder de vez ha opçoes de diversas potencias para todas as frequencias de todos os tamanhos e formas sim existem alto falantes quadrados e ovais por isso a primeira coisa a se levar em consideraçao e onde voce pretende instalar os alto falantes se quiser usar o mesmo suporte original do carro e preciso procurar as dimensoes exatas dos alto falantes originais se quiser fazer suportes sob medida bem o bolso e o espaço do carro sao os limites depois voce precisa conhecer os tipos de alto falantes que sao classificados pelas frequencias que sao capazes de reproduzir tweeter e o alto falante destinado a reproduçao das frequencias agudas no espectro de 2 khz a 20 khz; midrange ou medio e o alto falante destinado as frequencias medias no espectro de 500 hz a 2 khz; midbass e o alto falante destinado apenas as frequencias medio graves no espectro de 200 hz a 500 hz; woofer e o alto falante para frequencias graves de 50 hz a 5 khz; subwoofer e o alto falante para as frequencias subgraves de 20 hz a 200 hz; fullrange e o alto falante capaz de reproduzir um amplo espectro de frequencias normalmente entre 60 hz e 15 khz ele e geralmente usado em projetos com pouco espaço para alto falantes ou de baixo custo alem da classificaçao pelos espectros de frequencia os alto falantes tambem podem ser classificados por sua configuraçao fisica driver e o alto falante simples com um unico cone e bobina ou com um pequeno cone auxiliar junto a calota da bobina para realçar frequencias agudas; kit duas vias e um conjunto de dois alto falantes de frequencias diferentes e um divisor de frequencias acima por exemplo um midrange e um tweeter se ha tres alto falantes evidentemente o nome muda para kit tres vias ; coaxial acima e um alto falante duplo com um conjunto de cone bobina e magneto para uma frequencia e um segundo alto falante com outro conjunto de cone bobina e magneto instalado na mesma estrutura geralmente trata se de um fullrange ou midbass combinado a um tweeter quando ha tres alto falantes combinados midbass + midrange + tweeter por exemplo ele e chamado triaxial quando ha quatro alto falantes ele se torna quadraxial potencia e impedancia dos alto falantes dito isso na hora de escolher os alto falantes voce tera que se atentar a dois fatores a impedancia e a potencia deles — que e o fator crucial depois da finalidade do falante em termos de reproduçao de frequencias a impedancia e basicamente a resistencia do alto falante — em resumo e a oposiçao que o alto falante tem ao sinal de audio emitido pelo radio/amplificador ela e medida em ohms ω precisa ser a mesma da saida do radio se o radio tem saidas de 4ω ohms os alto falantes precisam ter 4ω e possivel combinar alto falantes para obter a impedancia desejada por exemplo voce pode ligar dois alto falantes de 2ω em serie para obter 4ω mas isso e um papo mais avançado por enquanto concentre se em encontrar alto falantes de impedancia correta quanto a potencia aqui ha uma pegadinha classica a potencia pmpo ela e uma potencia de referencia criada sem nenhuma base tecnica e utilizada unicamente como ferramenta de marketing sua sigla em si ja e vazia de significado concreto peak music power output — algo como potencia musical maxima de saida este numero deve ser sumariamente ignorado na hora de comprar alto falantes se voce quer uma referencia real de potencia procure pela potencia rms e esse o padrao da industria que mede a potencia continua de um dispositivo sonoro as saidas amplificadas do radio do carro sao baseadas nesta medida portanto se o seu radio tem saidas 4x25 voce devera usar um alto falante de no minimo 25 watts — a potencia do alto falante pode ser maior que a do radio mas nunca menor que ela e muitos tecnicos recomendam sempre o uso de alto falantes mais potentes agora se voce quiser alto falantes muito mais potentes que as saidas do radio/central tera que usar para um amplificador externo ou modulo de potencia o modulo de potencia aqui o negocio começa a ficar serio se voce quer mais qualidade de audio precisa de mais potencia para reduzir a produçao de distorçao harmonica para isso voce precisara de alto falantes mais potentes e de um amplificador da potencia do radio de forma resumida estes amplificadores usam a energia da bateria do carro para amplificar o sinal de audio emitido pelo radio os amplificadores tambem sao necessarios para a instalaçao de subwoofers mesmo que sua central tenha saida para subwoofer o quanto eles irao amplificar depende do projeto do proprio amplificador que pode variar de 50 watts a 5 000 watts ou mais — quanto mais potente maior sera o consumo de energia tenha isso em mente na hora de escolher a potencia voce precisa verificar os valores de potencia nominal em rms e a 12 6v que e a tensao regular da bateria do carro aqui voce tambem precisa ficar de olho na faixa de frequencias que o amplificador consegue amplificar na quantidade de canais disponiveis e na impedancia de saida veja tambem o tipo de tecnologia usada pelo amplificador se e digital ou analogica os amplificadores digitais sao mais baratos e podem ter um consumo de energia ate 40% menor quando amplificam subgraves porem tem um espectro de frequencias menor geralmente limitados a 500 hz crossovers e filtros um item pouco lembrado nos sistemas de audio sao os crossovers e filtros passa baixa lpf e passa alta hpf os crossovers sao aparelhos capazes de separar e filtrar as frequencias para que o alto falante nao receba frequencias que nao e capaz de reproduzir ou que sejam indesejadas para ele esta separaçao e feita por meio de filtros de frequencia os ja citados lpf e hpf — o primeiro filtra as frequencias agudas e permite a passagem das graves por isso passa baixa e o segundo filtra as frequencias graves permitindo a passagem das frequencias agudas por isso passa alta alguns radios/centrais contudo tem este recurso integrado em seu sistema operacional o que dispensa o uso de crossovers e filtros fisicos na instalaçao as caixas para subwoofers se voce decidir instalar um subwoofer em seu carro tera de fazer uma caixa especial para ele a maioria das instaladoras produz caixas de fibra e mdf ou compensado modeladas de acordo com as formas do porta malas para otimizar a ocupaçao de espaço contudo voce pode usar uma caixa simples de formato poliedral independentemente do formato elas sao classificadas de acordo com sua ventilaçao caixa dutada ou ventilada e a caixa que tem uma passagem para o ar movimentado na parte posterior do alto falante dentro da caixa com este tipo de caixa os sons graves soam mais suaves e prolongados; caixa selada e uma caixa sem ventilaçao na qual o ar contido dentro da caixa cria resistencia ao movimento do alto falante com este tipo de caixa o grave tem uma batida mais intensa e seca porem curta; band pass e um tipo de caixa na qual o subwoofer e instalado internamente com sua face voltada para uma camara dutada com este tipo de caixa se tem um som grave mais intenso e ao mesmo tempo prolongado e envolvente; slim e um tipo de caixa de menor volume usada com subwoofers de cone raso ou plano que visam ocupar menos espaço na instalaçao
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