Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
O Toyota Land Cruiser 250 europeu
O Toyota Land Cruiser 250 foi lançado também na Europa. Existem diferenças importantes em relação ao carro americano, um híbrido gasolina-elétrico de 326 cv. A versão para a Europa e a Austrália é a mesma, e vem com um turbodiesel de quatro cilindros e 2,8 litros, que dá 204 cv e 51 mkgf; a transmissão é automática de oito marchas.
O motor diesel é o único por enquanto; a Toyota diz que “um híbrido leve”, provavelmente o sistema americano, será oferecido no início de 2025. Como o carro americano, na frente o veículo poderá ter faróis retangulares, ou, para um aspecto mais retrô, redondos.
A Toyota salienta que este é o primeiro Land Cruiser com direção assistida elétrica e também o primeiro modelo da empresa a oferecer uma barra estabilizadora frontal desconectável, para melhorar a articulação da suspensão no off-road. A desconexão funciona por meio de comando do motorista, com um botão no painel.
Na Europa Oriental e Ocidental, e no Oriente Médio, a Toyota vai oferecer opcionalmente um motor turbo a gasolina de 2,4 litros com 282 cv e 43,7 mkgf. Na Europa Oriental e no Japão, o outro motor opcional será um quatro em linha aspirado à gasolina de 2,7 litros, 163 cv e 25 mkgf.
Nos EUA é chamado somente de Land Cruiser, pois é o único Land Cruiser à venda. Em outros mercados, onde existe o carro maior série 300, chama-se Land Cruiser 250 ou Land Cruiser Prado. Os preços ainda não foram divulgados.
O lançamento do 250 coincidiu com um face-lift do J70 de 1984, que continuava a venda na Austrália mas agora também será vendido no Japão, fazendo o número de modelos Land Cruiser à venda chegar a três: 250, 300 e o J70. Para marcar o evento, a Toyota mostrou vários Land Cruisers do passado também, para lembrar da longa história do modelo, desdo o primeiro Jipe Toyota dos anos 1950. Os preços do Land Cruiser 250 fora dos EUA ainda não foram divulgados. (MAO)
Maserati mostra o MCXtrema
Explicar este carro é um pouco complicado, mas vamos lá. É uma versão de pista do Maserati MC20; mas não o carro de competição GT2 que estreou junho passado. Não, este é a evolução que se imagina final do carro que foi apresentado em julho do ano passado, com o nome de Project24. Agora a Maserati anunciou que o nome oficial do Project24 será “MCXtrema”.
Embora já tenhamos visto o carro em renderizações de computador, a Maserati começou o processo de teasers que precede o lançamento de qualquer carro hoje em dia. Por enquanto, apenas o nome e a potência (730 cv) foram revelados. Será revelado oficialmente durante a Monterey Car Week, em 18 de agosto.
O teaser também confirma que apenas 62 deles serão produzidos, para garantir a exclusividade. A empresa informa também que todos os 62 carros já foram vendidos, então tome esta notícia como: olha, existe esse carro de pista da Maserati, mas já foram todos vendidos. Apenas para você saber…
Sabemos também, por anúncios anteriores do Project24, que o carro será customizável, e não existirão dois iguais. O peso, a seco, foi informado como sendo de “menos de 1.250 kg”, bem mais leve que o carro de rua. A transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas é substituída por uma caixa de câmbio sequencial de corrida de seis marchas com paddle shifters. O tanque de combustível de 120 litros, extintor de incêndio e gaiola de proteção foram todos homologados pela FIA.
Outras mudanças em relação ao carro de rua incluem as rodas forjadas de 18 polegadas com parafuso único central, pneus slick e freios ventilados de carbono-cerâmica Brembo. Um banco de passageiro é opcional, assim como uma dash-câmera e um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A um custo adicional, a Maserati lançará uma câmera retrovisora.
Preço? Lógico que não foi divulgado. Um Maserati MC20 normal de rua com 630 cv custa nos EUA aproximadamente o equivalente de 1 milhão de reais. (MAO)
Sedãs e Peruas Volvo descontinuadas no Reino Unido, em favor dos SUV
A Volvo no Reino Unido descontinuou todos os sedãs e peruas de sua linha. O S60, V60 e V90 não estão mais disponíveis no país. A Volvo cita a crescente demanda por seus SUVs como motivo, e a redução do interesse por seus sedãs e peruas.
O fato não foi anunciado oficialmente: a revista Autocar inglesa notou que os modelos sumiram do configurador online da marca, e a Volvo confirmou à publicação que estavam descontinuados.
A empresa disse à revista que “existe um grande interesse nos seus próximos modelos EX30 e EX90”, e que “continuará a transformar rapidamente” sua oferta de produtos. Isso inclui eletrificação e novas plataformas, que farão com que a empresa evolua e consolide sua linha enquanto se concentra na transição para a construção de veículos totalmente elétricos.
A tendência não é uma surpresa, mesmo numa empresa com talvez os mais belos sedãs e peruas premium hoje em dia. Justamente por isso, é uma lástima que não vendam bem o suficiente para pelo menos continuarem ofertadas. Em todos os mercados, os líderes disparados são os SUV da marca, não os sedãs e peruas. É justo esperar o fim desse tipo de carro na Volvo em outros mercados também.
Ainda ontem publicamos um ensaio fotográfico do lindíssimo P1800, o carro esporte da marca, há tanto tempo no passado. Um carro esporte Volvo! Hoje nem sedã e perua parece que teremos mais. Uma pena.
Vale a pena conferir o ensaio, e lembrar de um tempo em que volumes pequenos ainda eram viáveis e lucrativos, e mesmo uma marca tão sisuda como a Volvo se aventurava não só em sedãs e peruas, mas também em carros esporte. (MAO)
Petersen Museum homenageia 70 anos de Corvettes de pista
Nos EUA, vários carros esporte nativos aparecem e desaparecem durante o curso da história, até que, feito um guerreiro escocês imortal fictício com trilha sonora do Queen, só restou um. O Chevrolet Corvette.
Desde pouco depois de seu lançamento setenta anos atrás, tem sido também uma força sempre respeitável e vitoriosa nas pistas de corrida mundo afora. Desde que Zora Arkus-Duntov, o seu primeiro engenheiro-chefe começou a criar versões diversas de pista nos anos 1950, o Corvette rapidamente deixou uma marca indelével no esporte. E nunca mais parou.
Agora o Petersen Automotive Museum da Califórnia está mais uma vez pronto para levar os entusiastas a uma viagem no tempo. Sua próxima exposição se chama “Corvettes in Competition: Racing America’s Sports Car”, e promete ser uma ode à herança de pista do Corvette.
É uma exposição que aproveita a efeméride do 70º aniversário do modelo para mostrar o que de melhor existe em seu pedigree. Será uma jornada pela história, apresentando uma cuidadosa seleção de Corvettes de corrida.
Entre as estrelas da exposição estão o Chevrolet Corvette Callaway LM 1995, campeão da SCCA Pro Racing World Challenge Series 1996, o Corvette C5.R 2001, famoso por Dale Earnhardt nas 24 Horas de Daytona, e o Corvette C7R 2014, vencedor em sua classe nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring em 2015. Carros lendários como o Corvette Grand Sport de 1963, e os primeiros C1 a participar das 24 hores de Le Mans com Cunningham, também estarão presentes, claro.
A exposição será inaugurada e aberta ao público dia 5 de agosto próximo, sábado. Se estiver na Califórnia este agosto, imperdível. (MAO)
Veja como são feitas as rodas forjadas Rays TE37
Todos sabemos que rodas forjadas, se bem feitas, são mais resistentes e leves que rodas fundidas, ou mesmo as economicamente sensacionais rodas estampadas e soldadas, de aço. Mas este vídeo da empresa japonesa Rays mostra exatamente os motivos disso acontecer. Além de, é claro, nos mostrar claramente como elas são feitas.
A Rays Wheels é tradicional no Japão, e famosa por seus desenhos de rodas forjadas. Existe desde 1973 e produzem algumas das ofertas de desempenho mais populares do mercado atualmente. Mas a gente admira mais ainda a empresa e seus produtos quando assiste o video: é realmente um produto de primeira linha. Divirtam-se! (MAO)