Em agosto do ano passado, um Honda NSX preto que dizia-se pertencer a Ayrton Senna apareceu à venda na internet. O anúncio levantou algumas suspeitas, causou algum rebuliço e desapareceu. Mas parece que o carro era mesmo de Ayrton Senna, porque agora ele será leiloado pela Silverstone Auctions durante o Race Retro & Classic Car Sale no dia 22 de fevereiro.
O anunciante dizia que o carro foi um presente do empresário e Antonio Carlos de Almeida Braga, conhecido como Braguinha, ao piloto brasileiro. O carro ficava guardado em uma fazenda no distrito de Sintra, região de Lisboa, para ser usado por Ayrton em suas passagens pela casa do amigo.
Senna já tinha um NSX vermelho, que fica na região do Algarve, também em Portugal. O carro preto que o piloto ganhou de presente foi encomendado em configuração idêntica à do carro que Senna tinha em sua casa no Brasil: preto, com interior de couro preto. Em 1992 o NSX usava um motor V6 3.0 de 274 cv declarados. Segundo consta, Senna foi um dos responsáveis por tornar o carro, lançado em 1990, a lenda é hoje, graças a seus palpites no acerto dinâmico e a seu esforço em convencer a Honda a tornar o chassi o mais rígido quanto fosse possível.
O carro vermelho é o mais famoso mas, na época, o anunciante declarou que o NSX preto foi usado por Ayrton muito mais vezes. O piloto se hospedava frequentemente na casa do amigo — durante as temporadas de 1992 e 1993, inclusive, quando competiu no Grande Prêmio de Portugal no Autódromo do Estoril, que não ficava muito distante da propriedade de Braguinha. O anúncio dizia que o carro havia rodado cerca de 50.000 km, e que os tapetes tinham marcas dos sapatos do piloto, feitas quando ele sentou-se ao volante pela última vez. Nostálgico.
Apesar da desconfiança geral, aparentemente tudo isto era verdade — , que leiloará o NSX de Senna em seu evento Retro Race & Classic Car Sale no próximo dia 22 de fevereiro. Eles ainda dizem que, depois da morte de Ayrton Senna, Braga manteve o carro em sua garagem, coberto, durante dois anos, e não deixou ninguém dirigi-lo até vendê-lo dois anos depois. Há dezessete anos, este segundo dono vendeu o carro, que recentemente foi comprado pela Silverstone Auctions, que até divulgou os documentos da compra por Braga.
O carro tem câmbio manual e continua com cerca de 50 mil km rodados, e está impecável. Some tudo isto ao histórico do carro, e o que você tem é um dos NSX mais valiosos do mundo. Ele será leiloado ao lado de vários automóveis clássicos de todas as épocas e a Silverstone Auctions estima que o valor final chegará às £ 85 mil — pouco mais de R$ 340 mil — e quase o dobro do valor pelo qual o carro foi anunciado em agosto (£ 48.000, ou cerca de R$ 190 mil). Sem os tapetes.
Certamente quem ficar com ele levará um importante pedaço da história do automobilismo para casa — além de um dos esportivos mais legais já produzidos no mundo.