ja contei essa historia em varias partes separadas quando eu era moleque meu avo o velho contesini tinha uma kombi standard 1970 toda branca sem os bancos traseiros para transportar as entregas da venda — o armazem que ele teve de 1967 ate 1990 um dia ele transformou o negocio em uma loja de materiais de construçao e por isso vendeu a kombi e comprou um velho caminhao mercedes 608 e uma pampa l 1 8 1993 no começo a pampa era um carro de me meter em roubadas com ele — desde buscar cachaça no alambique ate negociar descontos indecentes com o fornecedor de caixas de luz as roubadas aconteciam porque meu avo era mais um operador de pedais e volante do que um motorista sabe aqueles caras que entram sem perceber na contra mao e acham esquisito todo mundo vindo ao contrario pois esse era ele nem poderia ser diferente ele lia todos os letreiros pelo caminho entao nao sobrava tempo para ler as placas de sinalizaçao o caso e que muitos anos mais tarde meu tio precisou de na loja e eu precisava de grana para pagar a faculdade um dos meus trabalhos era dirigir a pampa todos os dias no caminho eu pegava uma rua pouco movimentada sem transversais um corredor de tres quilometros com uma area de proteçao ambiental de um lado e um ribeirao no outro onde eu levava as duas primeiras marchas ao limite do motor so para ouvir algo que eu nunca tinha reparado nos carros modernos que eu dirigia ate entao o som da admissao do motor [caption id= attachment_294581 align= aligncenter width= 915 ] a pampa na garagem do deposito quase dez anos depois de eu usa la diariamente[/caption] a pampa era carburada e tinha aquela panela para o filtro de ar no topo do carburador — a admissao original havia sido removida e substituida pela velha panelona com o filtro circular entao quando eu mantinha a borboleta aberta com o giro alto era possivel ouvir sutilmente o som do ar entrando pela velha admissao nos carros de passeio o isolamento acustico e as admissoes modernas abafavam esse ruido mas na pampa ele era audivel na epoca eu achava que havia algo furado por ali afinal o carro estava maltratado porem mais tarde eu aprendi que a admissao e um componente do ronco do motor junto com o ruido do funcionamento e claro do escape isso fica mais evidente nos carros antigos principalmente se eles tiverem os filtros expostos ou cornetas de admissao se voce ja viu um carburador weber admitindo ar e dosando o combustivel com o capo aberto ja ouviu o ruido produzido pela admissao o ronco gutural aquele som gargarejante que se ouve com as borboletas abertas e produzido pelo carburador/admissao e nao pela combustao como muitos podem pensar neste video abaixo e possivel distinguir bem o som do carburador e o som da compressao/combustao — o ronco da admissao evidentemente e notado sob aceleraçao quando a borboleta se fecha o ruido principal vem da compressao/combustao e escape aos 0 41 por exemplo https //www youtube com/watch v=l3bt8vkh8w8 esse ronco nao depende apenas de carburadores ou cornetas ele acontece tambem nos carros injetados e com coletores simetricos originais de fabrica porque ele e intrinseco ao funcionamento da admissao so nao da para ouvi lo nos carros modernos e na configuraçao original da pampa do meu avo porque os engenheiros de nvh noise vibration and harshness ruido vibraçao e aspereza desenvolvem caixas de ressonancia que absorvem ou cancelam o ruido produzido pela admissao por que o ronco so e legal para o entusiasta no momento em que ele quer usar o carro de forma entusiasmada um ronco desse nao e legal em uma viagem de 1 000 km pode reparar abra o cofre do motor do seu carro e repare como na caixa do filtro de ar ou proximo a ela ha uma parte que nao esta na linha de admissao ou filtragem do ar geralmente esta e a caixa de ressonancia onde as frequencias da admissao sao filtradas em alguns motores e possivel remover o filtro e vedar esta caixa normalmente ao fazer isso o ronco da admissao fica sutilmente mais encorpado ou rispido https //www youtube com/watch v=wf3abf7tpko e isso acontece mesmo nos motores injetados e abafados pelos sistemas de admissao modernos porque o ruido da admissao e produzido pela variaçao de pressao no coletor causada pela abertura e fechamento das valvulas de admissao quando a valvula de admissao se abre o pistao esta se movendo do ponto morto superior para o ponto morto inferior produzindo pressao negativa para sugar o ar como acontece quando voce enche uma seringa puxando o embolo quando isso acontece o ar passa pela valvula de admissao em velocidade elevada em um movimento circular turbilhonamento que produz um pulso sonoro quando a valvula de admissao se fecha a pressao no coletor aumenta e a velocidade diminui modificando o pulso sonoro quando a valvula volta a abrir a pressao diminui a velocidade aumenta e o pulso sonoro volta a ser modificar essa constante variaçao no pulso sonoro e na verdade a variaçao da frequencia das ondas sonoras elas refletem nas paredes dos dutos de admissao ate a extremidade externa do sistema de admissao que e onde a ouvimos mais claramente como ha varios cilindros abrindo e fechando as valvulas em sequencia de forma ininterrupta estas variaçoes se sobrepoem acontecendo de forma constante no coletor de admissao e por isso que o ruido da admissao varia de acordo com o numero de cilindros — e tambem e por isso que os motores monocilindricos de motos tem um ruido tao particular da admissao para reduzir o ruido da admissao nos carros de passeio os engenheiros de nvh desenvolveram coletores com uma camara de ar adjacente ao fluxo de admissao normalmente posicionada junto a caixa do filtro de ar ou dentro dela ligada ao canal principal de admissao por uma janela essa camara usa um fenomeno acustico relativamente simples conhecido como ressonancia de helmholtz para reduzir o ruido produzido pela variaçao da frequencia do ar da admissao a ressonancia de helmholtz e simplesmente a ressonancia do ar em uma cavidade e como quando voce sopra ar perpendicularmente ao gargalo de uma garrafa para produzir som ou naqueles apitos de festinha infantil no motor do carro parte das ondas sonoras da admissao e refletida de volta para a admissao e parte entra na camara de ressonancia a camara e dimensionada para manter a mesma frequencia do pulso sonoro da admissao — ou seja o mesmo tipo de onda com os mesmos intervalos se a intençao e amplificar o ruido algo desejavel nos esportivos a camara produz uma onda de mesma frequencia e mesma fase as ondas se formam no mesmo ponto isso causa uma interferencia construtiva isto e as amplitudes sao somadas a soma da amplitude aumenta a energia de propagaçao da onda tornando o ruido mais alto em termos de volume se a intençao e eliminar o ruido a camara e dimensionada para refletir a onda com a mesma frequencia mesma amplitude e mesmo comprimento porem com uma defasagem de 180 graus no sentido oposto — ou seja as cristas de uma onda seu pico maximo de energia coincide com o vale da onda oposta seu momento mais fraco isso resulta em uma interferencia destrutiva as amplitudes sao subtraidas e o resultado e a eliminaçao da frequencia — ou seja o cancelamento do ruido
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