Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do , o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, (e não esqueça de ativar o sininho)!
Como está o mercado de pilotos da F1 para 2023?
Em mais uma parada de quase um mês, devido à exclusão do GP da Rússia do calendário, a Fórmula 1 andou movimentada nos últimos dias em relação à “dança das cadeiras” nas equipes.
Caso você não se lembre, durante as férias de verão da Fórmula 1, Daniel Ricciardo teve seu contrato rescindido com a McLaren para que Oscar Piastri pudesse correr pela equipe em 2023, Alonso pulou para a Aston Martin no lugar de Vettel e surgiram rumores sobre a saída de Mick Schumacher da Haas, enquanto Alexander Albon teve sua renovação confirmada pela Williams.
Agora, aos poucos o grid de 2023 vai tomando forma. Nos últimos dias, a Alpha Tauri anunciou a renovação do contrato de Yuki Tsunoda por mais uma temporada, enquanto a Williams anunciou a partida de Nicolas Latifi e a Alfa Romeo confirmou a renovação do contrato de Zhou Guanyu para 2023. Com isso, restam apenas vagas na Haas, na Alpine e na Williams.
HE'S STAYING FOR 2023! 🤙 🎉
check out the full story 👉
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1)
Dos atuais pilotos do grid, somente Mick Schumacher, Pierre Gasly, Nicolas Latifi e Daniel Ricciardo ainda não têm um posto para a temporada de 2023. Há quatro vagas em aberto e quatro pilotos sem equipe para 2023, então a solução parece óbvia. Contudo, três dos quatro pilotos estão sem equipe justamente devido ao desempenho recente — Schumacher, Latifi e Ricciardo.
Gasly ainda não renovou com a Alpha Tauri mas, dizem, está na lista de seis nomes que a Alpine está avaliando para substituir Alonso. Latifi não desperta o interesse de nenhuma outra equipe (se nem a atual Wiliams o quis…), Schumacher também não é o nome que desperta muito interesse, especialmente com o histórico pouco constante, que alterna bons resultados e prejuízos em acidentes. E para completar a história, a fila na porta de entrada da Fórmula 1 é grande.
Na frente estão o americano Colton Herta e o holandês Nick de Vries, seguidos por Logan Sargeant. E ainda fala-se na volta de Nico Hülkenberg e Antonio Giovinazzi. Durante as férias da F1, dizia-se no grid que Helmut Marko aconselhou a contratação de Colton Herta para a Alpha Tauri, especulando-se sobre uma possível escolha de Gasly pela Alpine — que, como citado acima, tem uma lista com seis nomes. Herta contudo, não conseguiu a superlicença, então Nick de Vries pode ocupar o lugar de Gasly, caso ele realmente deixe a equipe.
De Vries seria a opção da Williams, assim como Logan Sargeant, especialmente depois do GP da Itália quando, substituindo Albon, De Vries classificou-se em 13º e terminou a corrida na 9ª posição, conquistando 1/3 dos pontos da Williams nesta temporada — e na curiosa situação de estar à Frente de Latifi no campeonato, apesar de ter disputado uma só corrida.
Quanto a Daniel Ricciardo (e ainda envolvendo a Williams), no retorno das férias da F1, Jenson Button sugeriu à imprensa britânica que Daniel Ricciardo seria a melhor opção para a Williams. Nos últimos dias, contudo, o chefe da Haas, Guenter Steiner, disse abertamente que as portas de sua equipe estão abertas a Daniel Ricciardo — “Ele tem que decidir”, disse sobre a possibilidade do australiano correr pela Haas.
Isso também indica que a Haas não está muito disposta a renovar com Schumacher. A equipe, segundo as especulações da imprensa europeia, também considera contratar Nico Hülkenberg.
O resumo da história até agora:
- Williams: Nick de Vries, Logan Sargeant — menor probabilidade: Ricciardo, Hülkenberg
- Haas: Ricciardo, Hülkenberg, Giovinazzi — menor probabilidade: Schumacher
- Alpine: Gasly, Hülkenberg, Giovinazzi
- Alpha Tauri: Gasly, Nick de Vries
A Alpine ainda tem o australiano Jack Doohan em seu programa de jovens pilotos. Atualmente na Fórmula 2, ele participou do teste da Alpine neste mês, e esteve entre os cotados para substituir Alonso na equipe. Seu desempenho na F2, contudo, é um tanto irregular e ele atualmente está na quarta posição no campeonato. Além disso, a Alpine procura um piloto experiente, o que praticamente descarta sua ida para a Alpine. (Leo Contesini)
Chevrolet mostra Silverado HD renovada nos EUA
A Chevrolet acaba de apresentar uma nova Silverado HD, a versão maior e mais pesada de sua picape Full-size. É sempre um momento importante: este tipo de veículo, ainda que mais na versão normal e não HD, é o motivo da Chevrolet estar ainda aqui conosco, seu produto principal. Seu Miata, seu S-class, seu 911.
Por fora, o design melhorou bastante, tirando detalhes controversos do modelo anterior. A nova forma separa a grade redesenhada e os faróis para uma aparência mais limpa, ficando algo bem mais palatável e menos ofensivo. A GM deu uma pisada de bola forte recentemente, em estilo principalmente, e hoje está em 3º lugar em vendas de picapes grandes; era um 2º lugar sólido antes.
O interior é a verdadeira novidade aqui. O painel é completamente novo e incorpora uma tela de digital configurável de 12,3 polegadas. A tela estranha do modelo antigo é substituída por uma configuração mais limpa e mais estreita, incorporando uma tela sensível ao toque maior de 13,4 polegadas. É ligeiramente inclinada em direção ao motorista, um tema que a Chevrolet diz ter emprestado dos clássicos “squarebody” dos anos 1970 e 1980. O console é redesenhado com um novo carregador de telefone sem fio que mantém melhor a funcionalidade do console central.
Sob o capô, você ainda encontrará o mesmo V8 a gasolina de 6,6 litros ou o turbodiesel Duramax de 6,6 litros. A transmissão automática de 10 velocidades Allison é agora a transmissão padrão para o motor a gasolina. Quanto ao turbo diesel, a potência aumentou um pouco com a Chevrolet alegando que o Duramax produz 470 cv e nada menos que 134.8 mkgf de torque.
O Chevrolet Silverado HD 2024 faz sua estreia pública na Feira Estadual do Texas em 29 de setembro. A produção começará no primeiro semestre de 2023. Os preços serão anunciados mais perto do início da produção. (MAO)
Lamborghini faz o último Aventador. De novo. E agora é sério.
Lembram do navio de carga Felicity Ace? Aquele que afundou levando consigo 4.000 veículos do Grupo Volkswagen, incluindo aí as últimas unidades do Aventador Ultimae? Pois é. Por causa dele, por uma segunda vez, a Lamborghini fez o último Aventador. De novo!
Na verdade, a empresa teve que reiniciar a linha de montagem, e substituir os carros perdidos, já encomendados e pagos por clientes. A marca reiniciou a montagem do modelo para substituir as unidades perdidas apenas; todos os 15 carros que hoje repousam no fundo do oceano Atlântico.
O último carro fabricado saiu da linha agora. De verdade. Prometo. É um Ultimae Roadster com um tom especial de azul solicitado sob encomenda; irá para um comprador na Suíça. É o último de um total de 11.465 Aventadores feitos desde o lançamento em 2011. Aparentemente, é o fim também dos V12 aspirados sem assistência elétrica da companhia; mas sabemos bem que isso significa apenas “por enquanto”. Seu sucessor deve aparecer em 2023. (MAO)
Ford Focus ST recebe versão hardcore na Europa
O Focus morreu, não é mais oferecido no Brasil, e como todo hatchback não-SUV, está tomando o caminho do Dodô no resto do mundo. Todo mundo sabe disso. Só esqueceram de avisar a Ford Europa, que acaba de lançar um novo pacote focado na pista para o Focus ST, que traz melhorias diversas, com objetivo de atender “entusiastas genuínos”.
O kit foi desenvolvido pela equipe da Ford Performance e foi testado na Alemanha, na famosa pista de Nurburgring. É o “Track Pack”, e está disponível apenas para o modelo com câmbio manual. Inclui um sistema de suspensão coilover KW Automotive ajustável com amortecedores de carcaça de aço inoxidável que permitem 12 posições de ajuste em compressão, e 16 para rebound.
O kit conta também com rodas de liga leve de 19 polegadas com peso 10% menor do que as rodas normais do Focus ST. As rodas vêm com pneus Pirelli P Zero Corsa, e os freios são Brembo, também num degrau acima do normal. Os discos dianteiros são 10% maiores em diâmetro em comparação com os freios originais e usam pinças fixas de quatro pistões. Por último, novas molas são 50% mais rígidas e reduzem a altura do carro em 10 mm.
O Focus ST Track Pack tem um motor de quatro cilindros turbo EcoBoost de 2,3 litros com 280 cv. Como mencionado acima, o pacote de desempenho está disponível apenas para carros equipados com câmbio manual de seis marchas. Os pedidos já estão abertos para a nova versão na Europa, com as primeiras entregas aos clientes planejadas para novembro deste ano. (MAO)
Raríssimo Porsche 911 Turbo 1979 único dono está à venda
Pense num cara com o carro certo, na hora certa. É difícil imaginar algo mais desejável hoje que dia que um Porsche 911 Turbo de primeira geração, o carro conhecido pela nomenclatura interna Porsche “930”.
É uma lenda, a primeira vez que um 911 recebeu turbocompressor, e o elevou para o nível de desempenho de exóticos V12 italianos. Sim, tinha lag pronunciado e era propenso a jogar seus donos, traseira primeiro, lá para o meio da quiçaça. Mas até isso hoje parece algo interessante, diferente, excitante. Dirija um 930 bem, e você é um herói admirado por todos; faça o mesmo num 911 Turbo zero km e és só um cabra com dinheiro.
E não vamos esquecer que o carro é uma fera, até hoje, com um flat-six de 3,3 litros turbo que dá 300 cv e 40 mkgf de torque de fábrica, e câmbio manual de quatro velocidades. Dirija isso bem, e ninguém te pega numa estrada truncada, mesmo hoje. Até a Singer, a famosa casa de restomods Porsche californiana, abandonou o tema “911 de primeira fornada” recentemente, para começar a fazer restomods baseados no 930. É o seu tempo e seu momento na história.
Imagine então encontrar um em estado original e perfeito. Este 930 Turbo em particular foi comprado novo pelo atual proprietário, e é oferecido com registros parciais de serviço, manuais do proprietário, um kit de ferramentas, emplacado, documentado, legalizado e pronto para um novo dono.
É um carro preto brilhante, o que é perfeito para o 930. É equipado com as rodas Fuchs originais de 16 polegadas, com os pneus Continental ExtremeContact Sport medindo 205/55 na frente e 225/50 na traseira. O 930 foi revisado recentemente com novas mangueiras de freio e fluido em junho de 2022. O sistema de ar-condicionado foi reparado recentemente, a bucha da coluna de direção foi substituída e os painéis das portas foram refeitos no início deste mês. O carro só teve um proprietário e rodou só 11.265 km desde novo. É mole?
Este vendedor, que , certamente vai ganhar muito dinheiro por ele, e fazer um comprador deveras feliz; clássica situação de ganha-ganha. O preço agora, no momento que escrevo isso, a 18 horas para o fim do leilão, é de US$ 230,930 (R$ 1.244.712,70), e não para de aumentar. E quer saber? Vale cada centavo. (MAO)
Ford divulga teaser do Maverick Hybrid
Nem bem recebemos a notícia do futuro lançamento do Ford Maverick Hybrid aqui no Brasil, e já começou o tradicional festival de teasers. Não vamos reclamar; a picape Maverick é m produto verdadeiramente sensacional, e a versão Hybrid promete uma economia de combustível nunca antes vistas neste tipo de carro por aqui. E sem perda nenhuma de desempenho.
A Maverick já é vendida desde o início do ano aqui no Brasil, em versão única FX4 Lariat, que é 4×4 com suspensão multilink traseira, e com um 4 cilindros turbo de 253 cv. É uma picape monobloco, que funciona como um carro koderno, mas tem cara de picape com chassi. Sim, a Ford abandonou a produção no Brasil e nos deixou chateados com isso; mas o produto é sem par hoje aqui.
A Maverick Hybrid, é a segunda versão da picape a aportar por aqui, colocada num pacote de “eletrificação” que inclui os elétricos Mustang Mach-E e E-Transit, e deve chegar aqui em 2023.
Mas na verdade é uma nova opção de propulsor: a união do motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) com o propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm, para um total que não é a soma dos dois, mas ainda interessantíssimos 193 cv. O câmbio é o eCVT, a tração é dianteira, o eixo traseiro de torção.
O teaser divulgado mostra o start-stop, a multimídia com conexão Apple CarPlay, diferentes modos de condução (Eco, Normal, Sport), entre outros recursos. A Ford destaca ainda que a novidade será “a primeira picape híbrida do Brasil”. Preços, porém, serão conhecidos apenas na ocasião do lançamento, em 2023. Pelo menos, o vídeo garante que será “no início” de 2023. Uma opção bem interessante, esta. (MAO)