Continuando nossa retrospectiva 2021, depois de olharmos pelo retrovisor para as dez matérias mais lidas do ano, chegou a hora de conhecermos os episódios mais ouvidos do FlatOut Podcast.
Você provavelmente deve ter percebido que esta retrospectiva do podcast é novidade neste ano, apesar de o FlatOut Podcast já ter mais de 60 episódios e ter sido iniciado em 2020. O negócio é que em 2020 iniciamos o podcast na metade do ano e não havia episódios suficientes para fazer um ranking propriamente dito. Agora, com mais de 18 meses na conta, dá negócio.
Finja surpresa: o episódio mais ouvido de 2021 foi sobre um tema polêmico, o Podcast 37, no qual falamos sobre como as redes sociais intoxicaram a cultura automobilística, criando padrões impossivelmente altos de exigência, alimentaram o hating, o cinismo e a vaidade — e até mesmo mudaram a relação dos entusiastas com os seus carros.
O segundo episódio mais popular do nosso podcast foi o FlatOut Podcast 39, no qual falamos sobre as grandes burradas que fizemos com carros, nos carros e por carros, provando que o povo gosta mesmo é de polêmica e tragédia alheia!
Em seguida o ranking chega ao primeiro episódio do FlatOut Podcast a trazer um convidado. A primazia foi de Bruno Ordones, da Ordospec, que se juntou ao time para o episódio de aniversário de 1 ano do podcast, e que também foi o episódio de despedida do Renault Sandero RS.
Mais gasolina na fogueira: o podcast 55, no qual falamos sobre o Toyota Supra de 1 milhão de reais, foi o quarto mais ouvido de 2021. Pudera: todo mundo adora discutir preço de carro, especialmente de um Supra a preço de 992 Carrera. E mais: este foi o episódio em que eu, Leo Contesini, ousei questionar as qualidades do Supra como esportivo de sua época, contrapondo os pontos de vista do MAO e do Juliano — o que explica também o sucesso do negócio: TRETA.
Você já tentou vender um carro ultimamente? Já enfrentou todos os inconvenientes e contratempos que isso acaba trazendo? Tentativas de golpe, burocracia, desocupados de plantão e outros tipos de chateação são comuns. E foi este o tema do podcast 31, o quinto mais ouvido de 2021.
Mais polêmica: o Podcast 45, sexto desta lista, abordou a questão da plataforma MLA da Fiat, usada no novo Pulse. Ela era mesmo uma nova plataforma, ou um upgrade da plataforma do Argo? O podcast é uma pequena aula de engenharia do MAO, nosso engenheiro automobilístico residente. Além disso, também abordamos outro tema polêmico, porém mais leve: as réplicas de carros clássicos. Teríamos ou não?
Neste sétimo podcast mais ouvido de 2021, atendemos o pedido de um leitor FlatOuter (e você aí perdendo tempo sem assinar o plano…): falar somente sobre as notícias positivas de 2021 e o que teremos de bom no horizonte dos próximos anos. Desafio dado, desafio cumprido: falamos somente do que há de melhor atualmente. O resultado foi uma audiência tremenda.
Na reta final deste ranking está o podcast 58, em que abordamos a morte do carro popular — representada naquele momento pelo Renault Sandero, recém-saído de linha. Tema polêmico porque trata de preços, desenvolvimento nacional e questões que muita gente menciona, mas poucos entendem realmente. Além disso, também falamos sobre os carros que nos decepcionaram e, você sabe, críticas são um ingrediente certo para a audiência.
O podcast seguinte, o episódio 59, vem logo atrás neste ranking: Leo e MAO, em um diálogo, analisaram o fim do Fox e debateram o que será da Stellantis. O MAO ainda fez uma proposta sobre o que fazer com tantas marcas sob um mesmo guarda-chuva. A combinação de adeus a um modelo querido no mercado e a incerteza sobre este novo grupo gigante da indústria deu o que falar e ouvir.
Encerrando nosso top 10 podcasts de 2021, está o episódio 32, no qual falamos sobre o então recém-lançado Porsche 911 GT3 e seu possível status de último da espécie, já que a Porsche não deve conseguir levar seu motor aspirado muito além no futuro, infelizmente. Também falamos pela primeira vez sobre o fim dos populares, algo estimulado, na época, pelo fim do Up e pela incerteza sobre Sandero e Etios.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site, os podcasts e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como , , e muito mais!