Há alguns dias, decidimos compilar os desenhos animados e quadrinhos (e animes e mangás) que não têm os carros como tema central do enredo mas que, mesmo assim, dão uma atenção especial ao modo como os automóveis são retratados. Resumindo: obras que não têm obrigação nenhuma de se preocupar com as marcas e modelos dos carros que aparecem mas, mesmo assim, o fazem.
Depois de apresentar nossa seleção, perguntamos a vocês se lembravam de outros exemplos. E, mais uma vez, os leitores não nos decepcionaram. Eis a lista com as sugestões de vocês!
Os Simpsons
Cena de uma paródia de “Um Golpe à Italiana”
Sugerido por: HotRod, Eduardo W. e mais um monte de gente
A família amarela mais famosa do planeta já está nas telas de TV desde 1989 e teve nada menos que 28 temporadas até agora. Entre os entusiastas, além de todas as piadas e referências à cultura pop, a série animada é famosa por representar os carros de forma muito fiel em dezenas e dezenas de episódios.
Não precisamos mesmo explicar do que se trata “Os Simpsons”, não é? Porque isso você já sabe. E também já deve ter notado que a “fauna” automotiva do desenho é muito, muito variada mesmo. Vamos deixar que as imagens falem por si:
Um Land Rover Defender
Lamborghini Gallardo
GM EV-1, o carro elétrico fracassado da General Motors
Moe julga um Ford Mustang 1965 em um encontro de antigos
Um Morgan Three-Wheeler das antigas – repare como o motor é maior e como a grade do radiador e os faróis são mais altos do que no Three-Wheeler atual
Krusty, o Palhaço ao volante de seu 911 Cabriolet
Um indestrutível Volvo 760 brincando com o estereótipo de “carro de professor”
O diretor Skinner com um McLaren M1A, protótipo Can-Am com um motor V8 Oldsmobile
O carro rosa dos Simpsons bate na traseira de uma Ferrari F40
E a gente nem está contando os carros que foram criados especialmente para “Os Simpsons”, como o “The Homer“, o “Canyonero” e até mesmo o carro rosa, que se tornaram tão icônicos quanto os próprios personagens.
O carro rosa, aliás, só teve sua identidade revelada em um episódio do mês passado: trata-se de um fictício Plymouth Junkerolla 1986. Aparentemente, trata-se um trocadilho com junker (“lata velha”, em tradução livre) e Corolla, um dos carros mais vendidos no mundo.
Yoko Tsuno
Sugerido por: nós mesmos
Pelo nome, talvez você tenha a impressão de que Yoko Tsuno é um mangá, mas não: trata-se de quadrinhos de ficção científica escrita e ilustrada pelo belga Roger Leloup, publicada pela primeira vez na década de 1970.
Se você acha que os traços são bastante parecidos com as ilustrações de Hergé em “As Aventuras de Tintim”, saiba que não é por acaso: Leloup foi bastante influenciado pelo estilo ligne claire, criado por Hergé, que mistura linhas bem definidas com cores vibrantes e personagens com traços cartunescos em cenários realistas.
Yoko é uma jovem de origem japonesa que trabalha com engenharia elétrica que, junto com seus amigos Pol Pitron e Vic Video, viaja por vários países e até para o espaço, lutando contra robôs e alienígenas. E o trio anda de carro o tempo todo – seja em um Citroën DS Break…
… ou em um Fiat X1/9 (o esportivo europeu que deu origem a nosso Dardo), dirigido pela própria Yoko.
Outros carros bacanas que aparecem nas páginas de Yoko Tsuno são o Mercury Cougar XR7, o Fiat 850 Spider Bertone (Yoko parece gostar dos esportivos pequenos da Fiat…) e o Citroën GS, sempre muito detalhados.
Riding Bean
Sugerido por: CanalAliados
Riding Bean é um filme japonês de animação (OVA, como costumam ser chamados no Japão) que conta a história dos criminosos Bean Bandit e Rally Vincent, sua companheira. Bean é um motorista de aluguel com força sobre-humana, enquanto Rally é uma atiradora de primeira. Trata-se de uma história de ação, mas muitas perseguições acontecem – e sempre com carros bacanas:
Mini Cooper clássico
Porsche 911, favorito dos artistas de manga e anime japoneses
BMW 750iL
Fiat X1/9
Ford Torino
Shelby GT500
A ideia original dos produtores era que o filme fosse o episódio piloto de uma série, mas o projeto foi cancelado por ser considerado violento demais e, por isso, Riding Bean foi transformado em filme e lançado em 1989.
Uma série de mangás com quatro capítulos também foi lançada, porém com uma diferença: Vincent era a protagonista, tinha cabelo preto e era uma caçadora de recompensas. Bean, por sua vez, se torna um personagem recorrente. E os dois não são mais parceiros: dependendo da situação, podem ser aliados ou inimigos.
Riding Bean, de qualquer forma, tornou-se uma espécie de clássico cult entre os fãs de mangá e anime, que exaltam sua arte, sua história e suas cenas de combate.
Dimension W
Sugerido por: JohnTarkovsky
Estamos começando a notar um padrão: diversos animes e mangás de ação e ficção científica trazem carros entusiastas de forma proeminente. Dimension W é mais um exemplo: a história se passa em 2036, quando foi descoberta que a quarta dimensão (a tal Dimensão W) existe e, melhor ainda, é uma fonte inesgotável de energia, que é armazenada com a ajuda de captadores especiais e fornecida para o mundo todo.
O personagem principal, Kyouma Mabuchi, dirige dois carros muito, muito legais: um Toyota 2000GT (sim, o primeiro supercarro feito no Japão) e um Lexus LFA (sim, um dos últimos supercarros feitos no Japão).
Os carros são modelados em 3D, ambos são brancos e são os xodós de Mabuchi. Até mesmo o ronco do V10 do Lexus LFA foi reproduzido com perfeição.
Apenas um Show
Sim, é um Opala
Sugerido por: Anadissor
Nos últimos anos, os desenhos nonsense do Cartoon Network vêm fazendo bastante sucesso, misturando arte infantil com piadas e temas mais adultos. Um deles é Apenas um Show, que acompanha a vida de Mordecai (um gaio azul) e Rigby (um guaxinim), dois amigos que moram e trabalham em um parque municipal sob o comando de Benson (uma máquina de chicletes). Seus amigos são Saltitão (um Abominável Homem das Neves), Musculoso (um cara verde que não é musculoso), Fantasmão (que na verdade é um fantasminha) e Pairulito, um elegante senhor com uma cabeça enorme e redonda com personalidade caridosa e infantil. Não dissemos que é nonsense?
Toda história começa com Mordecai e Rigby dando um jeito de enrolar Benson e não fazer o serviço e, no fim das contas, se metendo em enrascadas que, muitas vezes, envolvem viagens no tempo e seres sobrenaturais. O que os carros têm a ver com isso? Não muita coisa. Mas são muito bem escolhidos e representados. Saca só este Golf Mk1:
E tem vários outros, também:
Mais um Mini Cooper
Ford Mustang, Plymouth Barracuda e Porsche 356
Aston Martin DB5 e Porsche 911
Um Chevrolet Camaro ligeiramente modificado
Um Fusca (com um bolo confeitado dentro)
Um Volvo 240
Corvette C4 Targa
Dodge Challenger
Uma Ferrari F40… com um quê de Honda NSX (ou seria o contrário?)
Sentiu falta de alguma sugestão? Não se preocupe: a terceira parte deste post sai ainda nesta semana!