Netflix e Amazon Prime finalmente decidiram dar alguma atenção aos entusiastas e rechearam seu catálogo com filmes sobre carros, com carros e dentro dos carros. Como estamos em uma situação atípica em tempos de paz, que nos obriga a ficar em casa aguardando melhores notícias, é bem provável que o Netflix e o Amazon Prime se tornem grandes refúgios — e como o mecanismo de busca destes dois serviços não é das melhores —, listamos aqui todos os filmes do gênero para você assistir durante este período de isolamento.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Netflix
Fangio, o Rei das Pistas
Estreou ontem (20) mais um documentário sobre automóveis no Netflix. “Fangio – O Rei das Pistas”. Recém-produzido na Argentina, o filme conta a história de Juan Manuel Fangio usando imagens de época e o acervo de carros do museu de Fangio em Balcarce. Segundo o Netflix, o filme tenta compreender o que leva os pilotos da época de Fangio a arriscar suas vidas em carros sem condições de segurança.
Carros/Carros 2
Quem é pai/mãe sabe que certos brinquedos são mais para os pais que para os filhos. “Carros” e sua sequência “Carros 2” são como esses brinquedos. As crianças adoram e a história do carro de corrida arrogante que ganha uma lição de vida sobre humildade e amizade verdadeira é realmente edificante para elas. Mas só os marmanjos vão perceber as intermináveis referências ao universo automotivo espalhadas pelo filme — do V8 Café às colinas de Radiator Springs, das gêmeas Mia e Tia às vozes de Paul Newman e Richard Petty.
Em “Carros 2” a história não traz nenhuma lição de moral, mas é igualmente envolvente com uma trama de mistério e, claro, mais referências ao universo automotivo, como um McLaren chamado Lewis dublado por Lewis Hamilton (ou Emerson, na versão brasileira, que também tem a dublagem de Emerson Fittipaldi) e a narração de Luciano do Valle e José Trajano nas corridas disputadas por Relâmpago McQueen.
Mad Max
Em uma Austrália distópica, Mad Max conta a história de um patrulheiro de uma estrada que percorre as desertas estradas que se tornaram o terreno fértil de criminosos que buscam gasolina e sucatas. Quando sua esposa e filho encontram um fim terrível nas mãos de uma gangue de motoqueiros, Max sai pelas terras áridas e áridas em busca de vingança.
Wheelman
Depois de um assalto a banco frustrado, um piloto de fuga percebe que foi traído e se encontra com seu BMW cheio de grana e sua família em perigo. O único jeito de sair dessa é descobrindo que foi o traidor, porém ele precisa correr contra o tempo e só pode confiar em sua filha de 13 anos. É assim que inicia uma caçada que se estende ao longo da noite e praticamente inteira a bordo do carro.
Williams
Não espere encontrar a trajetória vitoriosa da Williams Grand Prix engineering por aqui. O documentário aponta as câmeras para os bastidores da equipe, trazendo o espectador para dentro da casa dos Williams — Frank, sua esposa Ginny e seus filhos Claire, Jonathan e Jaime — e como o casal conseguiu se manter na Fórmula 1 por 50 anos, apesar dos altos e baixos do automobilismo e de suas vidas pessoais.
A Guerra em 24 Horas
Antes disponível no Amazon Prime, este documentário está no catálogo do Netflix desde novembro deste ano. Um dos melhores documentários já feitos sobre o tema, “The 24 Hour War” conta a história da rivalidade entre o sr. Ford e o sr. Ferrari, que culminou no desenvolvimento do Ford GT40 e nas vitórias de Le Mans de 1966, 1967 e 1968.
Usando como ponto de partida o momento em que a Ford percebeu que precisava de um rival para o Corvette e tentou comprar a Ferrari, “The 24 Hour War” refaz o caminho de Henry Ford II e seus parceiros Carroll Shelby e Pete Brock a caminho do triunfo na Europa. O documentário relembra a força americana nas pistas e derruba qualquer impressão de que americanos só conseguem ser bem sucedidos em suas próprias categorias e em seu próprio país. Um épico moderno movido a gasolina de corrida.
APEX: a História do Hipercarro
Você talvez conheça a equipe dos canais /DRIVE do YouTube, liderada por Mike Spinelli (o cara que fez o Jalopnik crescer há pouco mais de dez anos). Ele juntou seus comparsas para contar a história do atual estágio dos carros esportivos: o hipercarro.
Para isso os produtores concentram a história em torno de um dos personagens mais interessantes do momento: Christian von Koenigsegg, criador da marca que leva seu nome e atualmente dedicado a revolucionar o mundo dos esportivos com seu “mega”carro, o Agera One:1. Além dele, APEX também visita as fábricas da Porsche, da Ferrari, da McLaren e da Pagani, apresentando os pontos de vista e abordagens de cada uma destas empresas na produção e desenvolvimento de seus hipercarros.
Paul Hollywood – Uma Grande Viagem pela Europa
Paul Hollywood é mais conhecido por seus programas de culinária e gastronomia, dentre os quais se destaca a versão original de “Bake Off”, mas como um bom britânico, ele também é um grande entusiasta, e até começou uma carreira automobilística em 2014.
Em seu mais novo programa, ele atravessa a França, a Itália e a Alemanha a bordo dos carros de cada país e investiga a cultura automobilística e local exatamente como fazia em seus programas gastronômicos.
Smash – Motorized Mayhem
Imagine uma corrida de ônibus escolares. Agora imagine que essa corrida acontece em uma pista plana em forma de 8, ou seja: com um cruzamento no meio do traçado. Esse é o universo retratado por “Smash”, que mostra como os ônibus são preparados, como as corridas são organizadas, os bastidores das equipes e o dia-a-dia dos pilotos.
Hajwallah – O Motor Desaparecido
Você já viu um filme dos Emirados Árabes Unidos? Pois foi lá, no árido Oriente Médio que este filme foi produzido e gravado. Ele conta a história de Khalid, um piloto amador que compete pela equipe Crash, mas devido a um desentendimento com o chefe da equipe rival, ele decide fazer um carro novo usando um motor inovador e inédito. O problema é que, para conseguir este motor, a equipe precisará adotar práticas pouco ortodoxas que acabam atraindo a atenção das autoridades locais e coloca em risco sua própria família.
Redline – Perigo nas pistas
Como muitos de vocês devem saber, Redline era o nome original do primeiro “Velozes e Furiosos”, que acabou mudando de nome depois que os produtores compraram os direitos de um filme de 1955 com o mesmo título.
Este Redline, contudo, é um anime japonês de ficção científica lançado em 2009, que conta a história de JP, um piloto que pretende participar da Redline, a maior corrida do universo, realizada a cada cinco anos com pilotos de diversos planetas. Contudo, para conseguir disputar a prova, ele precisa enfrentar a máfia, o governo e suas relações amorosas.
Unchained – A História Não-Contada do Motocross Freestyle
Narrado por Josh Brolin, “Unchained…” conta a história das origens e da ascensão do motocross freestyle através de seus pioneiros e principais personagens do esporte.
Uma Corrida de Loucos
Clássico do cinema politicamente incorreto dos anos 1970/1980, “Uma Corrida de Loucos” é uma comédia inspirada na lendária Cannonball Run (que deu origem a outra comédia de mesmo nome). O roteiro é basicamente ir de costa-a-costa no menor tempo possível e com doses de humor no caminho.
Carangas e Carrões
Carangas vs. Carrões, apesar do nome traduzido por quem aparentemente não tem nenhuma intimidade com o mundo dos carros, é uma série que concretiza os comparativos que todos imaginam nas conversas de posto e redes sociais: como os carros comuns preparados ao extremo se saem quando são colocados lado a lado com supercarros exóticos milionários?
Restauradores de Rust Valley
Série de restauração de carros clássicos, abandonados em ferros-velhos. Esta se diferencia por ser uma família/amigos do Canadá, aos pés das Montanhas Rochosas.
Midas do Ferro-Velho
//www.youtube.com/watch?v=LiSzmOyF8k0
Mais um dos tantos reality shows de restauração de carros, esta série mostra uma equipe de restauradores de carros que procura muscle cars e carros americanos em péssimo estado — e preço baixíssimo — e os restaura para vender e faturar uma grana com isso.
Hyperdrive
Neste reality sobre rodas 28 competidores de todo o planeta (dois brasileiros, inclusive!) dirigem em uma pista de corrida e tentam atravessar obstáculos específicos e realizar manobras em um percurso montado pelos organizadores.
Os primeiros quatro episódios são eliminatórios, com os três pilotos mais rápidos passando para o mata-mata. Nas eliminatórias, o competidor com o tempo mais lento é eliminado e os próximos dois corredores mais lentos competem em uma corrida frente a frente com o perdedor sendo eliminado. Na rodada final, os seis principais competidores disputam o título de campeão do Hyperdrive.
Dirt
Não, a série da Motor Trend não voltou ao Netflix, nem a franquia de games ganhou um filme. Trata-se de um filme B americano que conta a história de um chefe de equipe que está enfrentando uma série de reveses e um relacionamento difícil com seu piloto principal. Contudo, as coisas começam a mudar quando ele conhece um jovem ladrão de carros que, tentando dar a volta por cima, se torna piloto da equipe.
Furia em Duas Rodas
Cary Ford é um motociclista que tem recebido constantes ameaças de um velho rival que acredita que ele é o responsável pelo assassinato de um integrante de outro grupo de motociclistas. Temendo ser assassinado pelo irmão do motoqueiro morto, Cary decide limpar seu nome enquanto a gangue rival parte em uma caçada para matá-lo.
60 Segundos
É um filme que provavelmente já foi memorizado inteiro por todo fã de carros e também um dos maiores responsáveis pelo boom dos carros antigos visto nos últimos 15 anos, mas também é, sem dúvida, a maior concentração de carros legais em um único filme e provavelmente o melhor filme com carros como tema central.
Inspirado pelo filme “Gone in 60 Seconds” de 1974, “60 Segundos” conta a história dos irmãos Kip e Randal “Memphis” Raines — este último um ladrão de carros que largou o crime quando o cerco se fechou. O problema é que Kip acaba envolvido com uma quadrilha que exige 50 carros raros em 24 horas para não apagar o moleque. Assim, Memphis Raines é obrigado a voltar à ativa para salvar a vida do irmão.
Como todo remake de Hollywood, a história deste “60 Segundos” foi modificada para agradar uma audiência mais ampla que apenas os fãs de carros, e por isso traz algumas cenas ridiculamente impossíveis para inserir mais drama e ação ao filme. Mas tudo bem. Um filme que tem um Shelby GT500 como protagonista (na verdade um Mustang comum caracterizado como um Shelby) pode ter seus momentos de exagero.
Asfalto de Sangue
Filme franco-belga que conta a história de Tony (François Civil), um corredor de superbike, que descobre que sua mãe está envolvida com o submundo de Paris. Diante disso ele vira um entregador de drogas e arrisca sua vida até as últimas consequências para levantar a grana para salvá-la.
Turbo/Turbo Fast
Turbo é a resposta (não muito bem pensada) da Dreamworks ao sucesso de “Carros”, da Disney Pixar, e conta a história de um caracol chamado Turbo que sofre um acidente bizarro, e acaba com uma sequela inusitada: ele passa a correr absurdamente rápido.
Com isso, ele decide competir na corrida mais rápida do mundo, a Indy 500. Com a ajuda de seus amigos, ele chega ao templo da velocidade e prova que nenhum sonho é alto demais, e nada é impossível para um grande sonhador.
Comedians in Cars Gettin Coffee
Comediante e colecionador de carros, Jerry Seinfeld decidiu apostar em um formato diferente para seu talk show. Em vez de montar um cenário clichê, com um sofá, uma mesa e uma banda, Seinfeld decidiu entrevistar seus convidados em uma das melhores formas possíveis para engrenar uma conversa aprofundada com alguém: ao volante de um carro em direção a um café.
São quatro temporadas com convidados que vão de Jimmy Fallon a Christoph Waltz (o Hans Landa de “Bastardos Inglórios”), Jim Carrey a Barack Obama, Jay Leno a Louis C. K.
Easy Rider
//www.youtube.com/watch?v=cSPwnndBdps
Este clássico road movie beatnik-hippie de 1969 conta a história de dois motociclistas que viajam através dos EUA com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. Por sua dose de rebeldia, o filme se tornou um ícone da contracultura, explorando as paisagens sociais, assuntos e tensões na América naquele fim dos anos 1960, bem como ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas recreativas e estilo de vida comunitário.
Uma saída de mestre
O remake de “Um Golpe à Italiana” não é tão focado nos carros quanto o original com Michael Caine, mas ao menos mantém a fuga de carro que tornou os dois filmes memoráveis. Tudo começa com uma traição após o roubo de US$ 35 milhões em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro, lembre-se) em Veneza, onde o líder do grupo, John Bridger, acaba assassinado por um de seus comparsas. A partir dali, o restante do grupo recruta a filha de Bridger para recuperar o ouro da mansão do traidor em Los Angeles.
O plano de fuga inclui criar o maior congestionamento da história da cidade, e para não acabar presos com os outros carros, eles decidem usar três Mini Cooper preparados para carregar todo aquele ouro. Algumas cenas da fuga (como a explosão de um retângulo perfeito no asfalto de Los Angeles para acessar os túneis de drenagem pluvial) não são muito realistas, mas são três pocket rockets em uma perseguição alucinada. E com Charlize Theron ao volante de um deles.
Nitro Circus – o filme
Nitro Circus é uma trupe de pilotos acrobatas lideradas por Travis Pastrana que, em 2012, fez um filme com suas acrobacias insanas com motos, carros e até ônibus escolares.
Ricos e Velozes
Este é um típico caso em que o título brasileiro distorce a percepção que temos sobre o conteúdo do filme. Originalmente intitulado “The Gentlemen Drivers” (algo que todos nós sabemos o que significa — aqueles pilotos cavalheiros que correm por diversão sem forçar a competitividade), este documentário acompanha a rotina de quatro empresários bem-sucedidos que competem nas horas vagas em categorias de ponta do automobilismo mundial. É uma ótima pedida para conhecer como são e quem são os gentlemen drivers modernos.
F1 Dirigir Para Viver
Um mergulho no universo da Fórmula 1, desde os bastidores do Campeonato Mundial até o funcionamento das dependências de autódromos. Velocidade, tensão e rivalidade, com direito a depoimentos exclusivos de pilotos e diretores do torneio principal.
Amazon Prime Video
The Grand Tour
Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond estão de volta para a quarta temporada de The Grand Tour. Desta vez, eles abandonaram a tenda e os quadros e as avaliações, e se concentraram apenas nas viagens.
Nesta temporada, intitulada Seamen (homens do mar, ou um trocadilho com “semen”) eles fazem uma viagem pelo Vietnã, mas em vez de carros o trio corre com barcos. Fora da água, eles são obrigados a usar bicicletas.
Enzo Ferrari – a Paixão de um Homem
Nesta minissérie de dois capítulos reeditada em um único filme, Enzo Ferrari conta a história de sua vida a um jornalista italiano já em seus últimos dias. É uma produção italiana de baixo custo para a televisão, por isso tem alguns efeitos e jogos de câmera um pouco “fora de moda”, digamos. Apesar disso, o elenco de carros é legítimo e muito fiel, fazendo você esquecer as atuações macarrônicas e o visual meio anos 1980. Ah, se você não gosta de filmes dublados, vai ter que se esforçar, porque a Amazon não fornece legendas, nem áudio original.
Automotive Stories – Lamborghini
A arquirrival da Ferrari também está presente no Amazon Prime Video, porém com menos romance. Em vez de uma minissérie, tamos um documentário de 44 minutos baseado em uma série de depoimentos de Tonino Lamborghini, filho de Ferruccio (e pai de Elettra), que conta desde as origens da família até a fundação e venda da Lamborghini.
Le Mans: Paixão Pelo Desafio
Com uma acesso jamais visto às 24 Horas de Le Mans, este documentário dividido em seis episódios mostra os bastidores da Porsche, Audi, Nissan, Toyota, Aston Martin e da Rebellion desde a construção dos carros até a bandeirada final da corrida, após duas voltas no relógio.
Gymkhana Files
Depois de lançar dez vídeos Gymkhana, Ken Block decidiu criar uma série de TV para contar como surgiu a ideia para os vídeos Gymkhana e como eles foram feitos, além de levar seus carros para andar de lado em diferentes países de todo o mundo — de sua picape Ford dos anos 1970 aos Mustang Hoonicorn e seu RS200.
Grand Prix Driver
Desde que se tornou uma das maiores equipes da categoria, a McLaren jamais passou mais de três temporadas sem vitórias (isso aconteceu entre 1978 e 1980), mas ao final do campeonato de 2017 a equipe britânica chegou à sua quinta temporada sem um mísero triunfo. Nem mesmo um pódio eles conseguiram depois do GP da Austrália de 2013, quando Kevin Magnussen ganhou a segunda posição e Jenson Button chegou em terceiro.
O drama coincide com a chegada dos motores Honda, e causou um desgaste tão grande entre as marcas que o acordo foi encerrado antes do previsto. E ele agora é retratado nesta minissérie do Amazon Prime chamada “Grand Prix Driver”.
A produção promete “acesso jamais visto” aos pilotos, à equipe e à direção da equipe para mostrar todos os aspectos dos preparativos para a temporada de 2017, desde o condicionamento físico dos pilotos até a busca por patrocinadores para a equipe — que já não conta com um “main sponsor” desde 2014, após o fim da parceria com a Vodafone.
Tucker Um Homem e Seu Sonho
Cinebiografia de Preston Tucker dirigida por Francis Ford Coppola (da trilogia “O Poderoso Chefão”). Apesar da história romantizada, retrata com alguma fidelidade a personalidade de Preston Tucker em uma ambientação que parece ter voltado no tempo para ser gravada. Além disso, boa parte dos Tucker apresentados no filme são os modelos originais remanescentes. Disponível também no Netflix.
Steve McQueen – Homem no Limite
Documentário dos anos 1980 sobre a vida e a obra de Steve McQueen, um dos atores mais entusiastas de todos os tempos. Mostra sua relação com os amigos, com a família, com o cinema e, claro, com os carros e motos, suas máquinas favoritas.
Jay Leno’s Garage
Depois de se aposentar do “Tonight Show”, Jay Leno decidiu fazer a melhor coisa que poderia fazer após uma longa carreira na TV entrevistando pessoas e contando piadas: abrir sua impressionante garagem, que mais parece um museu do automóvel, para um programa de TV.
Nesta série Leno mostra seus carros, novidades e lançamentos e recebe convidados, além de mostrar detalhes mecânicos de carros dos sonhos, como seu McLaren F1. É o programa que já conhecíamos na internet revitalizado para a TV.
Velocidade Sem Limites
Natasha Martin é uma fanática por automobilismo e vocalista de uma das mais promissoras bandas da Costa Oeste, que acaba se envolvendo em uma competição de corridas ilegais com alguns dos carros mais caros do planeta, organizada apenas para o prazer de alguns milionários entediados.
Choppertown: The Sinners
O customizador de motocicletas Kutty, constroi suas motos do zero com a ajuda de seus irmãos motociclistas do renomado moto clube The Sinners. Neste documentário premidado em duas categorias (Melhor Documentário e Melhor Música) o filme é um culto à subcultura da construção de motocicletas choppers.
Rápidos e Perigosos
Filme norueguês de comédia/ação. Conta a história de Roy, um entusiasta que disputa corridas com seu Mustang amarelo. Enquanto espera de sua filha chegar para as férias, ele vai assistir a uma corrida e logo é desafiado correr em uma corrida de rua ilegal que atravessará toda Noruega. Seu grande dilema é ficar com a filha ou enfrentar ao volante um velho desafeto.
Drive Hard
Simon Keller, um misterioso ladrão, planeja roubar um banco e obriga um antigo piloto de corrida a dirigir o carro de fuga. Após o roubo, eles enfrentam policiais e mafiosos em uma alucinante perseguição na costa da Austrália.