Estamos entrando na reta final de 2014 e para muita gente isso já é motivação o suficiente para ficar animado até numa manhã de segunda-feira. Isso também significa que é hora de começar a relembrar o que rolou de melhor durante o ano. Que tal começar com os melhores roncos de motor de 2014, sem música, sem frescura: só barulho — e do bom?
Não é difícil encontrar compilações como esta por aí, mas algumas são melhores do que outras. O youtuber Marchettino, por exemplo, especializado em flagras de carros exóticos e supercarros, tem acesso privilegiado a modelos exclusivíssimos. Ele foi um dos primeiros, por exemplo, que nos permitiu ouvir em alto e bom som o berro da LaFerrari — brigando com uma Enzo para ver quem roncava mais alto nas estradas italianas.
E isto foi só o começo: que tal uma volta no Pagani Zonda Revolución e seu V12 AMG de seis litros e 811 cv — sem qualquer tipo de indução forçada, vale lembrar —, ou um Lamborghini Aventador, com o V12 de 700 cv cuspindo fogo pelo escapamento em um desfile no meio da cidade? Curte os clássicos? Então você vai curtir a F40 LM e o Lancia Stratos (o ronco do V6 de 192 cv é pornográfico).
Se o seu negócio são os carros japoneses, uma arrancada com dois Nissan GT-R é o que vai te deixar arrepiado… e por aí vai, pois são dez minutos sem música, sem narração, sem frescura: só “VROOOOOM” e “ROOOAARRR” e todas aquelas onomatopeias que a gente usa para tentar reproduzir a música mecânica usando nossas cordas vocais.
Mas o Marchettino não foi o único — os caras do XCar, que tiveram vários de seus vídeos mostrados e comentados por nós em 2014 , escolheram seus roncos favoritos. As Ferrari F40 de John Pogson, o mecânico que se tornou piloto, marcam presença, assim como o Jaguar F-Type R (seu V8 de cinco litros supercharged de 557 cv e 0-100 km/h em quatro segundos é um dos motores mais barulhentos do planeta) e um dos vários Porsche 911 que a Singer transforma em obra de arte. Na verdade, foi o ronco do flat-6 de cerca de 300 cv o favorito dos caras.
Dá para entender o motivo, não? Agora, uma coisa é certa: gosto é subjetivo e você pode muito bem curtir outros roncos. Aproveitando o ensejo, que tal deixar nos comentários o seu ronco de motor favorito de 2014? Bem, nós temos nossas sugestões:
Ford Mustang Shelby GT350
Um muscle car do século 21, que deixou o visual retrô de lado, adotou suspensão traseira independente e ganhou um V8 de 5,2 litros com virabrequim plano e pelo menos 550 cv. O ronco deixa claro: o alvo são os esportivos europeus — e nossos ouvidos, claro.
Mercedes-AMG GT
O substituto do SLS AMG tem no Porsche 911 seu rival declarado, mas é muito mais do que isto — trata-se de um super grand tourer que, em sua versão mais potente, é dotado de um V8 de quatro litros biturbo de 510 cv. O futuro desse carro promete.
Lamborghini Huracán
Depois de se tornar o Lamborghini mais vendido de todos os tempos por dez anos, o Gallardo passou a bola para um furacão de 610 cv: o Lamborghini Huracán, que é mais avançado até que o Aventador (que não tem, por exemplo, o câmbio de dupla embreagem que o Huracán tem). Entre os roncos de V10 de 2014, é difícil superar o motor de 5,2 litros do Huracán no departamento sonoro.
Chevrolet Corvette Z06
Para os V8 americanos, 2014 foi o ano dos compressores mecânicos, com pelo menos dois representantes de peso. O primeiro foi o Corvette Z06, que deixou o ZR1 da geração passada comendo poeira ao adotar um V8 de 6,2 litros e 658 cv — deixando claro o potencial da melhor geração do Corvette até agora.
Dodge Challenger Hellcat
V8 Hemi. 6,2 litros. Compressor mecânico. 717 cv. O Dodge mais potente de todos os tempos. O muscle car produzido em série mais potente de todos os tempos. Um devaneio, uma loucura, um ronco matador. O Dodge Challenger Hellcat zerou 2014. Ouça-o rugir.
[ via 4 rodas e 1 volante ]