Parece que carros, motos e utilitários não vão mais perder espaço com a criação dos nos novos corredores de ônibus de São Paulo. Segundo , a Prefeitura de São Paulo pretende alargar ou prolongar 39 avenidas e 27 ruas de São Paulo para construir 150 km de corredores até 2016.
Entre as vias que serão ampliadas, estão grandes corredores como as avenidas 23 de Maio, Radial Leste e Bandeirantes. Para isso, contudo, será preciso desapropriar centenas de prédios comerciais e residências, algo que custa caro e pode enfrentar resistência de moradores e comerciantes, como acontece na zona Sul da cidade. Além disso, o projeto precisa ser aprovado pelos vereadores e não inclui o número de desapropriações necessárias, o que inviabiliza a estimativa orçamentária para a conclusão do projeto.
Segundo a proposta de Haddad, além dos corredores, os terrenos desapropriados também receberiam oito terminais de ônibus para auxiliar a organização do sistema de transporte coletivo municipal. O secretário de transportes Jilmar Tatto disse que as desapropriações devem incluir quadras inteiras, e que o espaço que não for usado pelas obras públicas será “repassado” a incorporadoras como forma de obter recursos para construir os corredores, o que também adensaria as áreas dos novos corredores, ajudando a reorganizar a cidade de acordo com o novo Plano Diretor.
[]