Olá galera do FlatOut. Aqui estou mais uma vez para de fato começar a falar apenas do meu polo 2.0 9n4. No primeiro post (link aqui) fiz uma grande apresentação sobre mim, os carros e motos que já tive e uma dedicatória ao meu pai, responsável por eu gostar tanto do meio automotivo. Para quem queria saber exclusivamente do carro o negocio começará pra valer agora.
O Polo com seus dois proprietários anteriores
Conforme falei no post anterior a configuração do carro é um pouco mais difícil de se achar. Dito isso vocês vão entender um detalhe, o carro é começo de placa A, ou seja, foi comprado e emplacado no Paraná. Em certo momento o carro foi para Uberlândia/MG e hoje está em São Paulo/SP comigo. Sei do histórico do carro com o antigo proprietário Breno (tenho contato com ele até hoje), que comprou o carro e realizou alguns upgrades muito interessantes: suspensão mais baixa, rodas Borbet Eight Rex aro 17 opcionais do Golf Limited Edition, troca da iluminação do display do rádio RD5 (original do carro) e display do ar-condicionado Climatronic, ambos trocados de azul para branco, upgrade que no meu ponto de vista é de muito bom gosto.
As rodas Eight Rex
Nessa época o carro participou do BGT 6. Eu estava lá, fotografei o carro, porém jamais imaginaria que seria meu.
Foto que eu tirei no BGT6 em 2014
Os polos de 2002 até 2011 saíram com toda iluminação interna azul e vermelha, a partir de 2012, geração 9n4, a iluminação ficou branca/vermelha no velocímetro, porém ainda azul/vermelha no rádio e ar cond. Por isso acho totalmente condizente a troca de cores inteira para branco, além de casar melhor com o carro, acho que deixa o ambiente mais moderno, compatível com toda a linha de carros que a VW oferecia a partir de 2012; Jetta, Passat, Tiguan… (todos com iluminação interna branca e vermelha)
Diferença da iluminação original dos Polos 2012-2014 e o meu modificado para todo branco/vermelho
Após algum tempo o carro foi vendido ao Saulo que também é de Uberlândia, porém trabalha em São Paulo, esse de quem eu comprei o carro. Saulo com muito bom gosto também trocou as rodas pelas SpeedLine Santa Monica Aro 17, que vinham no Golf vr6 4motion ou Gti Us spec, colocou molas esportivas H&R, trocou os bancos do carro por bancos do Audi A3 8L, que foram forrados com um tecido muito bonito, que até hoje não sei se é camurça, alcântara ou suede. Esses bancos são conhecidos por sua semelhança com os Recaro oferecidos no golf mk4 (São muito semelhantes, mas não são Recaros de fato), também foi trocado o volante por um com base reta, oferecido aqui no Brasil no golf mk4,5 Gti/Limited Edition.
Santa Monica 17, volante base reta e bancos de Audi.
O carro voltou a participar do BGT, agora na sua 7ª edição, eu estava lá novamente, expus o outro polo que tinha na época (o vermelho que citei no 1º post) fotografei o branco e novamente não imaginaria que ele seria meu.
Fotos que eu tirei no BGT7 em 2015
Ambos donos cuidaram muito bem do carro, além dos upgrades o carro sempre teve sua manutenção preventiva em dia.
Quando comprei o carro
Após oito meses dessa 7ª edição do BGT que eu estava à procura do próximo polo, adquiri ele e nesse momento que começa sua terceira fase de customização.
A primeira coisa que foi feita no carro, uma revisão de fluidos e filtros. Troca de óleo, liquido do arrefecimento, filtro de ar, óleo, combustível, do ar condicionado da cabine, reservatório do arrefecimento e limpeza superficial do motor que estava bem sujo. Nesse meio tempo também houve a necessidade da troca da bateria que estava muito fraca, minha escolha foi a Heliar.
Após isso retirei as rodas e vendi. Rodas 17 ficam lindas no polo, porém para o uso diário incomoda um pouco devido ao uso de pneu com perfil mais baixo. Também coloquei a suspensão original no carro para realizar o laudo de transferência e a transferência. Após a transferência voltei a colocar as molas esportivas H&R que tinham nele.
Suspensão original, comparação com o ex-polo do meu amigo Carlos que possui suspensão a ar, e a última foto com as molas H&R.
Primeiro Track Day
Então me apareceu uma oportunidade fantástica, correr no Autódromo de Interlagos, em um track day por um valor bem mais acessível que o comum praticado. O track foi organizado pelo PetrolEvents, eram apenas 5 voltas, mas a vontade de andar em interlagos sempre foi enorme e o dinheiro curto. Não pensei duas vezes e me inscrevi.
O carro não tinha pneus com alta aderência, pastilha e fluido de freio para aguentar alta temperatura, a suspensão era mais baixa porém não tinha uma rigidez apropriada para correr. Enfim, fui com um carro de uso urbano que não possui acerto para a pista. Mesmo em 5 voltas me diverti demais, matei uma vontade imensa que tive e sai com alma lavada. Tive muito medo de algum acidente com meu único carro que uso todo dia, os freios ficaram “emborrachados” na segunda volta, no final fiz um tempo horrível acima de 2:20, mesmo assim gostei demais e faria tudo de novo. Ainda não voltei a fazer um track day, porém ainda tenho muita vontade, pretendo voltar com carro mais acertado para isso.
Uma outra coisa que curto muito é ter uma câmera bacana a disposição, quando aparece algum cenário diferente ou clima faço um “ensaio” amador, sai umas fotos bacanas, alguns wallpapers pra mim, abaixo um deles. Nos próximos posts vão ter outros desses.
Após alguns meses veio a escolha das rodas. Queria que fossem aro 16 para conseguir usar um perfil maior do que o usado com aro 17, cheguei a pensar em diversas rodas, porém no final das contas fui no tradicional. As rodas escolhidas foram as Borbet Varano aro 16 fabricadas na Alemanha e oferecidas como opcional para o polo dessa geração 9n4 apenas em 2014.
Vou citar rapidamente as medidas de pneus para polo, para compreensão da minha escolha:
195/55 R15 – Padrão nos Polo 2002 a 2014
195/50 R16 Original da Borbet Varano 16
205/45 R16 Polo GTI 9N3 – no Brasil somente 30 unidades oferecidas em 2007
205/40 R17 Polo GTI Cup Edition – nunca oferecido no Brasil, porém há alguns exemplares da roda por aqui
Seguindo a história eu tive 2 opções de medidas para calçar as rodas aro 16, acabei optando pela medida 205/45, pois acho mais bonito o pneu um pouco mais baixo e largo. A escolha dos pneus foram os Momo M3 Outrun, que para mim possuem excelente custo-benefício e me servem muito bem até hoje.
Como ficou o carro
Fiquei apaixonado no resultado, mesmo não sendo algo exclusivo ou de outro mundo. Estava extremante contente com algo simples, funcional, tradicional e muito bonito para o meu gosto.
Os upgrades que não fiz
Uma peça que acho fantástica nos esportivos da VW é a grade colmeia, gosto muito e possui um aspecto muito legal. Não existe grade colmeia para geração 9n4 no Brasil, não tem polo 9n4 na Europa eles já estavam na geração seguinte 6R, não existe polo nos Estados Unidos, porém existe essa geração na África do Sul (lá chamada de Polo Vivo), eles tiverem algumas versões diferentes daqui, e lá sim existe a grade colmeia para meu carro. Um amigo meu, Getúlio, possui contato com alguns Sul Africanos e importou alguns exemplares dessa grade, chegamos a testar no meu carro, o símbolo da VW ficou muito destacado o que não me agradou. E a grade acabou sendo vendida a outra pessoa.
Também cheguei a testar os spoilers do Polo Gti, que são bem raros de se achar aqui no Brasil. Originalmente no polo Gti vem sem pintura, na cor e textura do próprio plástico. O spoiler que adquiri era de fibra, optei por envelopar de branco. Ao colocar no carro também não me agradou, achei que o visual ficou muito “esportivado” para o carro.
E por último, naquela temporada de upgrades testei um par de espaçador nas rodas traseiras de 20mm. É um upgrade que acho muito legal, porém mais uma vez não me agradou o conjunto. No meu ponto de vista a altura do carro não era compatível com o tamanho dos espaçadores. (Mais para a frente voltarei com espaçadores menores e vocês verão como casa melhor com o conjunto)
Eventos
Após a temporada de upgrade recebi um convite especial que agradeço até hoje. Fui convidado junto a alguns carros e clubes da VW para um pequeno encontro no estacionamento do Salão do Automóvel em 2016, nós também tivemos ingresso cedido para o evento. Mandei pintar o para-choque dianteiro do carro que tinha seus ralados, assim deixei o carro impecável dentro do meu possível para o evento.
Fica aqui meu muito obrigado a Volkswagen do Brasil e o VwGolfClub que me proporcionaram um evento fantástico.
Após o evento foi hora de curtir outro evento que é quase obrigatório no calendário dos entusiastas da Volkswagem, O Bubble Gun Treffen. Terceiro BGT do carro e primeiro ano que levaria ele. Todo ano tenho a oportunidade de rever meus amigos mais distantes e ver diversos carros bem montados.
O carro ficou no espaço do VwGolfClub, clube que sempre recebe bem a todos e que sou membro a alguns anos. Nessa edição do evento tive o prazer de conhecer o Juliano Barata uma pessoa que se mostrou muito gente boa, fotografou meu carro que acabou saindo em uma das fotografias da matéria do BGT aqui no FO.
Dentre diversas fotos que rolaram e das quais possuo do meu carro, essa abaixo é a que mais gosto. Foi tirada por uma pessoa que se tornou um grande amigo, Dend Lisboa (vulgo lenhador), fotógrafo amador, que possui pagina no Facebook “Dendlisboa.” e atualmente também possui um Polo e é fanático por eles.
Bem galera por hoje é só. Próximo post voltarei com mais upgrades simples, porém que acho bem interessantes. Abraço a todos e If Doubt FlatOut.
Por Caio Camargo Oliveira, Project Cars #457