Olá senhores! Obrigado novamente a todos que estão acompanhando essa novela. Damos início ao 4º capítulo que acredito eu, ser o último e mais extenso dessa saga. São muitas fotos, então espero que gostem!
Terminei o episódio anterior com o interior desmontado e a mecânica fora, assim o GSI seguiu para a Funekas Restaurações aqui em Rio Claro. Agradeço ao Sr. Carlos, Leandro e ao Vitão, que fizeram um excelente trabalho e me aguentaram por meses na marcação cerrada.
Dentro da funilaria o primeiro passo foi tirar todos os vidros e desmontar o que ainda faltava.
Após desmontagem total tivemos certeza do que seria preciso fazer. O carro estruturalmente era muito bom, mas tinham detalhes comuns de um carro GM que sofreu durante 20 e poucos anos: podre embaixo da bateria, embaixo das borrachas, assoalho e algumas trincas.
Compartimento da bateria, comum apodrecer aqui
Assoalho direito. Geralmente isso ocorre por que deixaram entupir o dreno do teto solar, a água desce pela coluna A, encharca o carpete e a ferrugem aos poucos aparece
Podre embaixo da borracha do porta malas
Depois disso o carro começou a ser preparado.
Aqui mostro o capricho e atenção que o Sr. Carlos teve com o meu carro. Eu queria ter trocado as 2 portas, por que algum cidadão abençoado cortou as portas para colocar malditos autofalantes 6×9! Ele refez a folha, para não precisar trocar as portas originais. Afinal, original é sempre original!
A foto que mais me deixou alegre e a certeza que estava no caminho certo. A frente alinhada como eu sempre imaginei!
Funilaria feita! Hora de preparar para a pintura.
Fundo dado. Tinta na mão, hora da pintura! Fiz um vídeo e algumas fotos. Todo esse processo de funilaria e pintura, durou mais ou menos seis angustiantes meses.
Hora de recolocar os vidros e mandar para oficina subir a mecânica.
Ele já está acostumado com esse elevador
Detalhe para as fotos no parabrisa que tiramos antes, para poder montar exatamente igual. Posição de mangueiras, sensores, acabamentos, etc. Isso ajudou muito por mais frescura que isso possa parecer
Jeandro. Sim, é Jeandro e não Leandro. Vulgo Magrão, o mecânico mais simpático e sincero da galáxia!
O tão esperado reencontro!
O pulso, ainda pulsa!
Depois de seis meses e mais um na mecânica. Ele precisava voltar para a funilaria para terminar de montar. Vamos chamar um guincho? Que mané guincho! Vamos andando mesmo, sem capô, sem parachoque, sem interior, sem farol e sem lanterna!
Seguimos com a montagem externa.
Pensa que acabou? Claro que não! Ainda temos o interior. Aproveitei a folga de carnaval e comecei a montagem.
Depois de pronto, o GSI precisava de uma lavagem técnica especializada, para tirar aquele “ar de oficina” e sujeiras acumuladas durante esses longos anos. Levei ele para a Ganardi Garage aqui em Rio Claro, onde o Gustavo e toda a equipe fizeram um serviço de estética automotiva de primeira.
Resolvi fazer um ensaio fotográfico do Gsi para guardar de lembrança. Aproveito para agradecer ao Rafael Micheski, fotógrafo, amigo, padrinho de profissão e de casamento, e ao Rodrigo da Garage 76 Limeira que gentilmente cedeu esse magnífico espaço para o registro.
Após longos e exaustivos 2 anos, consegui alcançar o meu objetivo. A partir daqui quero viajar e participar de encontros com ele. Agradeço a Deus por ter permitido a realização desse sonho, aos profissionais que estiveram envolvidos e tanto se dedicaram, aos meus pais e a minha esposa, que incondicionalmente me apoiaram de “N” formas, aos amigos, a minha pequena Sara que em breve estará em nossos braços e que com certeza curtirá muito o carro junto com o paizão aqui, ao Flatout por disponibilizar esse espaço e permitir que apaixonados por carros, assim como eu, possam dividir momento de alegria e tristezas que fazem parte de um Project Car. Sendo assim, posso dizer que felizmente chegamos ao fim do PC #469. Muito obrigado a todos e um forte abraço!
Por Junior Zumpano, Project Cars #469
Uma mensagem do FlatOut!
Junior, como sempre dissemos por aqui, é muito bom ver um clássico voltar à vida com os cuidados que ele merece. Sua restauração é, de longe, uma das mais completas que já vimos para este hot hatch “nacional” que, em breve, se tornará ainda mais procurado e valorizado, e certamente já se tornou uma referência para quem tentar salvar um GSi no futuro. Parabéns!