Por Filipe Falcão, Project Cars #533
Fala, Flatouters, como vocês estão? Faz um tempo que não apareço por aqui e resolvi fazer o último capítulo da saga do PC533 e a finalização de um projeto de mais de cinco anos. Pois é… o tempo voa.
Nesse período aconteceram coisas muito legais com o projeto que necessariamente não estavam nos planos. A primeira delas foi a conquista de um segundo carro super legal e que também era um sonho: o Civic SI K20 aspirado 2008.
Voltando ao Project Car, uma das coisas que sempre faltou no meu John Cooper Works é o kit aerodinâmico que se fez presente em todos os modelos John Cooper de 2013 para frente, mas que em 2010 não era possível de se encomendar nem quando 0km.
Esse kit aerodinâmico é composto por para-choque dianteiro, para-choque traseiro e saia lateral. Consegui encontrar o para-choque dianteiro e a saia lateral a venda, porém faltando o “lip” que é composto de duas peças.
A parte legal (ironia) é que a concessionária nem vende e não fabrica mais essa peça — nem aqui no Brasil e nem no exterior (acreditem, eu tentei). Porém é melhor ter algo incompleto que não ter nada e assim, acabei adquirindo o para-choque dianteiro e a saia lateral. Abaixo a foto do kit aerodinâmico.
O próximo upgrade foi a instalação de um kit de radiador de óleo para melhorar bem a refrigeração.
Um amigo que também tem um mini excepcional em curitiba (R56_dojo) fez algo que até então achava que seria impossível por custo. Ele comprou um capô do Mini e dele fez um molde para fabricar um capô de fibra de carbono. Mas não é apenas um capô de carbono, é também um capô que utiliza a parte interna o Scoop do capo de modo a fazer um duto funcional assim como o Cold Air Intake da AEM mas que ao invés de ser de plástico é feito no próprio molde do capô.
Além dessa melhoria, também há dutos laterais abertos para melhor escoamento térmico do motor. Acabei ficando impressionado com o tamanho da qualidade da peça e entrei em contato com o Lincoln da TFT Carbon. Um rapaz competente e profissional que contribuiu muito para o desenvolvimento desse capô inclusive fez a sugestão de um toque que ficou muito legal, o carbono forjado.
Fizemos o capô por dentro inteiro de carbono forjado e os detalhes externos também. Pintamos o restante do capô para não ficar tão chamativo. O resultado final foi uma redução de 25 Kg (capô original) para 6 Kg (capô de fibra de carbono), uma melhora da refrigeração.
Com essas modificações conseguimos melhorar bem o tempo em Capuava reduzindo de 1:45:545 para 1:41:863 e conseguindo mais um troféu do track day da Crazy for Auto. Ao longo do ano passado e este ano acabei juntando outras peças que sempre quis colocar no carro e que senti que podem fazer diferença no trackday.
Um deles é o banco concha da Metalhorse, com cinto de quatro pontos para a fixação original do carro, ou seja, para uso diário ou de final de semana, podemos montar o banco original e quando for para o trackday removemos e instalamos o banco concha).
Outro foi o tão sonhado (e caro) Cold Air Intake da AEM e, por último (mas não menos importante), a cereja do bolo do projeto, a instalação do Kit aerodinâmico John Cooper Works, incluindo o para-choque traseiro com sensores originais.
Sobre os bancos originais, eles pesam 24 Kg cada e o banco concha com suporte pesa 12 Kg. Conseguimos uma redução (levando em consideração que removeremos o banco de passageiro + a diferença do banco do motorista). Total de 36 kg, (nada mau!)
Com todas essas modificações, termina a saga do Minizinho. Infelizmente ainda não tive tempo de leva-lo para a Capuava ou Interlagos e ver o quanto conseguiremos abaixar dos tempos já feitos, mas com certeza iremos abaixar. A meta é chegar em 1:56 em Interlagos e 1:39 em Capuava, números desafiadores mas que acredito serem possíveis de chegarmos.
É sem dúvida um carro muito rápido para circuitos e uma delícia de usar em rodovias com bom asfalto. A relação de peso x potência em torno de 3,33 Kg/cv torna o carro um verdadeiro Pocket Rocket.
Agradeço à toda equipe do Flatout por abrir a oportunidade de contar essa história de cinco anos com o carrinho. Peguei ele com 48.000 km e hoje está com 108.000 km, forjamos com 90.000 km. Um agradecimento especial ao Leo Contesini, que gerencia a turma dos Project Cars! Forte abraço a todos e nos vemos nos eventos!
Uma mensagem do FlatOut!
Felipe, é sempre gratificante também para nós do FlatOut e para os leitores ver mais um Project Car concluído e, claro, acelerando forte por aí. Cada um deles é uma afirmação de que a cultura automotiva segue firme e forte, e que essa comunidade inspira outros entusiastas a correr atrás dos seus sonhos e vivê-los. Parabéns pelo projeto, e esperamos você no próximo Track Day!
Clique aqui para ver o índice do Project Cars!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!