Tudo certo, galera? Depois de mais de um ano aqui estamos nós de volta com o projeto do Polo VR6 4Motion! Ao final do ultimo post eu disse: “agora “só” resta a parte elétrica, linhas de combustível e montagem do interior”. Pois é… as coisas não foram tão fáceis quanto pareciam…
Ainda estamos num ponto que não sei se o carro ficará pronto esse ano. Só a sede de um bom entusiasta junto com uma dose tripla de paciência (três anos de projeto), farão as coisas se desdobrarem. O que mudou no carro desde então?
Motor
Como a antiga oficina não tinha equipamentos para fazer uma medição das partes internas do motor, levei o carro para outra oficina para constatarmos a perfeita usinagem do bloco antes de fechamos o motor de vez. O resultado? Cilindros ovais e cônicos. Uma #&$%!
Procuramos muito uma boa retífica recebemos a indicação de um amigo do meu preparador: Samacar em Mauá/SP. Não foi rápido, levou três semanas para o bloco ficar pronto. Sinceramente? Poderia ter levado o dobro, pois o resultado foi simplesmente perfeito e foi o próprio dono da retífica quem fez meu bloco. Não lembro o nome do homem agora, mas só tenho a agradecer, medidas perfeitas em todos os cilindros, posições e lados com folga de 0,08mm.
Pois bem, montamos o motor novamente, agora com a certeza da perfeição. Mas antes de montar, uma boa pintura nas peças.
Na sequência a montagem dos periféricos, polias e algumas outras peças ECS e Gruven parts.
Câmbio
Surgiu um novo problema no câmbio também, não engatava a terceira e a quinta. Sem saber por que, resolvemos abri-lo. Vimos que devido à nova capa seca do modelo 2004 montada no câmbio modelo 2001, os eixos das respectivas marchas eram maiores e batiam na carcaça. Foi feito um trabalho de usinagem nos dois eixos e tiramos cerca de 5 mm em cada. Era o tanto que abria ao tentar engatar essas marchas com o câmbio sem parafusos. Ok, câmbio fechado e suavemente todas as marchas engatavam. Foi feita a pintura do câmbio também.
As pinças e coletor também receberam tinta, neles foi feita a pintura eletrostática para resistir a altas temperaturas
Freios montados com as pinças pintadas (Brembo Alfa 166 com 325x28mm M3 E46)
E finamente como o cofre se encontra atualmente:
E é claro, o bom gosto que todo admirador VAG tem que ter, interior que fiquei devendo no último post:
Pronto. Fora a frase “agora “só” resta a parte elétrica, linhas de combustível e montagem do interior” ainda temos que adaptar os eixos da S3 sportback na dianteira, fixar o cardã, fazer o tanque e fechar o assoalho traseiro. E depois tem muito mais: acerto de suspensão, teste dos equipamentos como controlador do Haldex, acerto de injeção, e testes e mais testes, tudo em prol do 0 a 100 em quatro segundos!
Abraço pessoal e até a próxima! E que não leve mais tanto tempo como este!
Por Marco Korvo, Project Cars #92