AFun Casino Online

FlatOut!
Image default
Car Culture Pergunta do dia

Quais foram as chegadas mais disputadas da história do automobilismo?

Cada curva, cada ponto de tangência, cada reta, cada ultrapassagem… tudo o que acontece em uma corrida leva a este momento: a chegada. E, para o bem da emoção, quanto mais disputada, melhor. Mas qual foi a chegada mais apertada que você já viu?

Como é de praxe na Pergunta do Dia, o FlatOut sempre dá início à brincadeira com uma sugestão da equipe. E, neste caso, não havia como ser outra: a chegada do Grande Prêmio da Espanha de 1986, protagonizada por Nigel Mansell e Ayrton Senna.

sennamansell (1)

Na época, Ayrton estava em seu segundo ano pela Lotus, e ainda faltavam dois anos para que ele se sagrasse campeão mundial pela primeira vez em 1988, pela McLaren. Ele pilotava o Lotus 98T, movido por um motor V6 Renault de 1,5 litro e algo em torno de 900 cv a cerca de 12.500 rpm — dependendo da pressão do turbo, que podia chegar a 5,5 bar nos treinos de classificação.

O GP da Espanha, realizado em 13 de abril, foi a segunda corrida da temporada de 1986 da Fórmula 1. Realizada no circuito de Jerez, a corrida foi dominada por três pilotos. Senna, Mansell (Williams) e Alain Prost (McLaren), que havia ficado com o título mundial em 1985. Mas em abril daquele ano o campeonato ainda estava longe de ser definido — e a disputa entre os três primeiros colocados naquela corrida ilustrava isto muito bem: o francês, o britânico e o brasileiro andaram colados na segunda metade da prova.

Mas foi perto do fim que a disputa esquentou de verdade — Mansell havia acabado de colocar novos pneus e, ao voltar à pista, conseguiu acabar com uma desvantagem de 19 segundos nas últimas 10 voltas. Nos instantes finais da corrida a briga foi tão intensa que Mansell só chegou em segundo por meio carro — e ambos cruzaram a linha de chegada com uma diferença de apenas 0,014 segundo.

Foi a terceira menor diferença entre o primeiro e o segundo colocado na história da Fórmula 1. Depois da corrida, Nigel Mansell disse que não se importou com a pilotagem “defensiva” de Senna, afirmando que seu Williams era mais rápido que o Lotus do brasileiro e que Ayrton tinha o direito de defender a liderança. E ainda brincou, dizendo que o correto era que os pilotos dividissem a pontuação do primeiro colocado.

Senna se tornou o líder do campeonato depois da corrida, com 15 pontos, seguido por Nelson Piquet (9), Mansell (6), e Jacques Laffite e Alain Prost, que dividiam a quarta posição (4 pontos cada). No fim das contas, Alain Prost ficou com o título pela segunda vez consecutiva, mas a chegada do GP da Espanha permaneceu como um dos momentos mais marcantes da F1 naquele ano.

Formula One World Championship

Mas Laffite não posou para a clássica foto em Estoril

Que outras chegadas disputadíssimas como esta você conhece? Não deixe de postar (com vídeo, de preferência) nos comentários. E não esqueça: vale tudo, e não apenas Fórmula 1!