No começo as corridas de carros eram disputadas entre uma cidade e outra, pelas estradas que as ligavam. Então um dia alguém descobriu que as corridas poderiam ser mais atraentes para o público se elas fossem realizadas em circuitos fechados e foi assim que surgiram os primeiros circuitos do mundo, como Brooklands, Indianápolis e os motordromes de madeira dos EUA.
Mas o que você faz quando quer organizar uma corrida e não tem um autódromo pronto para isso? Simples: você cria um circuito de rua. Acontece, que diferentemente dos autódromos, os circuitos de rua não têm áreas de escape adequadas, nem aquele asfalto perfeito e geralmente são bem mais estreitos — o que resulta em ultrapassagens mais difíceis e quase sempre flertando com o risco de acidentes.
É exatamente por isso que os circuitos de rua/estrada tendem a ser bem mais perigosos — especialmente aqueles mais tradicionais e que não sofreram grandes modificações de segurança. E isso nos leva à nossa pergunta do dia: qual é o circuito de rua mais tenebroso do mundo?
Como sempre, vamos começar com nossa sugestão: o Circuito de Pau (lê-se Po), na França. Sendo uma cidade com origem medieval, não espere encontrar uma pista formada por largas avenidas e curvas longas ou esquinas como em Cingapura. Nesta comuna do Sul da França as ruas são estreitas e, até os anos 1950 a pista era delineada por árvores, postes e muros.
Zebras? Elas existem, mas não passam de um meio-fio modificado para não ser tão verticalizado (repare nas fotos). Imagine por exemplo um toque de rodas, daqueles em que um carro decola, bem ao lado desse paredão…
Já mencionamos que ele não tem áreas de escape? Pois é, ele não tem — em nenhuma das variações do traçado —, por isso é melhor escolher um bom lugar para se acidentar. Veja por exemplo o que aconteceu com esse cara:
E como em toda pista estreita e sem áreas de escape, uma batidinha qualquer pode resultar em um acidente imenso com montes de carros:
Agora que já explicamos em detalhes por que o Circuito de Pau é tão perigoso, é a vez de vocês. Queremos saber qual é o circuito de rua (ou estrada) mais tenebroso do mundo em todos os tempos. Vale desde os antigos circuitos que não existem mais até os mais tradicionais e os inventados recentemente.