O estande da Renault no Salão do Automóvel está bastante diverso. Além de mostrar pessoalmente o Renault Sandero R.S. Formula One Team, pintado na cor Amarelo Sirius, o local serviu como palco para o discreto, porém importante lançamento do elétrico Zoe. E deu a oportunidade aos visitantes de ver de perto o carro de Fórmula 1 de sua equipa na Fórmula 1.
Não precisamos dizer que o Renault Sandero R.S. é um dos favoritos aqui no FlatOut – tanto que até temos o nosso próprio Project Car feito com base no hot hatch.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como , , e muito mais!
Por conta disto, certamente um dos carros que mais chamaram a nossa atenção foi o Sandero R.S Formula One Team, exemplar pintado de Amarelo Sirius que a marca trouxe ao Salão do Automóvel de SP. A tonalidade é a cor oficial da Renaultsport, aplicada em seus esportivos europeus como o Megane RS e Clio RS.
A cor perolizada realça bem as linhas do carro e, querendo ou não, ajuda a deixar claro que o Sandero R.S. é parte da família RenaultSport – especialmente com os detalhes em preto. Vale lembrar que o Sandero R.S. é equipado com o motor F4R, originalmente usado no Duster, acertado para entregar 150 cv – que, acoplado a um câmbio manual de seis marchas, leva o hatch de zero a 100 km/h em oito segundos, com máxima de 202 km/h.
O carro exposto no Salão é um dos dois que serão sorteados pela Renault na promoção Speed Drive, levando a três o total de exemplares do Sandero R.S. na cor Amarelo Sirius existentes no mundo – o primeiro foi o carro do Bruno Ordones, fundador da Ordospec (e um dos maiores especialistas no motor F4R do Brasil) que a gente até já acelerou e registrou em vídeo:
Fora do espectro dos carros de rua, com certeza a maior atração do estande da Renault foi o R31, monoposto da equipe de Fórmula 1 da fabricante francesa que disputou a temporada de 2011. O carro foi caracterizado com a pintura desta temporada de 2018.
Seguindo uma das tendências do Salão do Automóvel, a Renault apresentou o hatchback elétrico Zoe. O carro é movido por um motor elétrico de 66 kW, equivalentes a 90 cv, e entrega 22,9 kgfm de torque. É o suficiente para que o Zoe vá de zero a 50 km/h (faixa de aceleração que, de acordo com a Renault, é a mais frequente em uso urbano) em quatro segundos cravados. A velocidade máxima é de 135 km/h.
Segundo a Renault, o Zoe tem autonomia de 300 km com uma única carga – sendo que, ligado a uma corrente elétrica trifásica de 22 kW, a bateria ZE40, de 41 kWh, leva 1 hora e 40 minutos para atingir 80% de sua capacidade de carga.
Vendido inicialmente na versão Intense, O Zoe já pode ser encomendado pela internet desde o dia 6 de novembro e, após o Salão do Automóvel, será vendido em duas concessionárias Renault – em São Paulo/SP e Curitiba/PR. Ambas contarão com carros para test drive. O preço sugerido é de R$ 149.990.
Entre os carros mais tradicionais, com motor a combustão interna, o Renault Kwid Outsider é a versão aventureira daquele que já era chamado pela própria fabricante de “o SUV dos compactos” – o que, pensando bem, não faz muito sentido, mas… enfim. Ele vem para ocupar o posto de topo de linha da gama Kwid. Para isto, ele recebeu barras no teto, faixas laterais temáticas da versão e novas molduras nos faróis de neblina.
O lado de dentro ganhou detalhes em laranja na manopla do câmbio, nos bancos, nos revestimentos de porta, nas saídas de ar e na moldura da central multimídia. A versão começará a ser vendida no primeiro semestre de 2019. O motor é sempre o 1.0 SCe, de três cilindros e 70 cv.
A Renault também trouxe para o Salão o conceito Symbioz, que chama de “sedã monovolume”. A marca diz que o Symbioz é uma representação de sua visão do automóvel de 2013 – um carro autônomo que pode ser encarado pelas pessoas como uma extensão de sua casa. Tanto que sua cabine mais parece um lounge, com quatro lugares giratórios, uma mesinha de centro, portas amplas e grandes janelas.
Desnecessário dizer que o Symbioz é um conceito voltado à automação – no modo autônomo, volante e pedais se retraem para permitir que todos os ocupantes, incluindo o motorista, possam cuidar de seus afazeres, conversar, descansar ou trabalhar.
Confira a seguir mais imagens do estande da Renault no Salão do Automóvel!