uma parte muito importante da experiencia nostalgica que se tem com jogos antigos e a trilha sonora talvez voce nao prestasse tanta atençao quando era moleque mas por alguma razao anos depois voce consegue lembrar cada trecho e voltar um pouco ao passado com o tempo e por falta de tempo voce acaba aprendendo que ouvir a trilha sonora de um classico que voce jogava anos atras e uma boa forma de curtir boas lembranças na decada de 1990 a esmagadora maioria dos games tinha ainda trilhas sonoras originais nao e a toa que boa parte dos grandes classicos das musicas de videogame vem daquela epoca ainda ha muitos jogos que primam por suas excelentes composiçoes mas hoje em dia tambem ha varios jogos que usam muito bem as musicas licenciadas esta pratica so começou a ser adotada pela industria do entretenimento eletronico na segunda metade dos anos 1990 popularizando se de verdade no inicio dos anos 2000 quem nao lembra de my favourite game do the cardigans em gran turismo 2 ou da versao de riders on the storm com a participaçao de snoop dogg em need for speed underground 2 [youtube id= t19zedi7l7e width= 620 height= 350 ] ha duas grandes razoes para isto primeiro porque a industria de games podia ate ser grande na decada de 1980 mas ainda nao era vista como parte integrante da cultura pop segundo por questoes tecnicas os sistemas da epoca simplesmente nao eram capazes de reproduzir musicas de verdade isto contudo nao impediu os desenvolvedores de rock n roll racing de colocar musicas licenciadas no game e com isto entrar para a historia alias a companhia que criou rock n roll racing e bem conhecida a silicon & sinapse que hoje se chama blizzard entertainment que ficou famosa nos anos 1990 pelas franquias diablo starcraft e warcraft de rpg e estrategia rock n roll racing de 1993 foi o terceiro e ultimo game da companhia com o nome silicon & synapse e de fato blizzard entertainment soa muito melhor ele foi criado sobre a engine rpmii desenvolvida pela propria silicon para o game rpm racing do super nintendo [youtube id= oyvecub5xp4 width= 620 height= 350 ] rpm racing sendo que rpm significa radical psycho machine que dispensa traduçao lançado em 1991 foi o primeiro jogo da silicon & synapse e trazia diversos elementos que seriam encontrados dois anos mais tarde em rock n roll racing circuitos em perspectiva isometrica cenarios coloridos e picapes com suspensao elevada e pneus gigantes saltando por obstaculos a perspectiva isometrica e a marca de um tempo no qual os games de corrida eram mais simples e tinham uma curva de aprendizado praticamente plana voce enxergava boa parte da pista na tela aprendia os comandos facilmente o dificil era depois de certo tempo vencer a cpu que começava a apelar de forma frustrante outros jogos de corrida usaram a perspectiva isometrica antes um dos primeiros foi o arcade super sprint de 1986 [youtube id= fv979umjvhi width= 620 height= 350 ] destaque para as musicas feitas com um sintetizador eletronico yamaha a rare foi uma das primeiras a adotar a perspectiva isometrica em games como rc pro am para arcade e nes de 1986 este alias e a referencia mais proxima de rock n roll racing nos primordios deste tipo de jogo [youtube id= y04ctbrkapy width= 620 height= 350 ] um detalhe bacana os carros eram versoes de controle remoto de modelos como o honda city de primeira geraçao e o mercedes benz unimog ainda que nao fossem licenciados repare como a camera e mais proxima e os carros tem comportamento mais solto o envolvimento com o jogo fica maior e a sensaçao de velocidade tambem rock n roll racing tinha como diferencial toda a estetica que misturava ambientaçao espacial com uma atmosfera rock n roll com personagens usando couro e cabelos coloridos empunhando guitarras em forma de machado alguns deles foram inspirados em personalidades reais do mundo do rock snake sanders em david coverdale que era vocalista do whitesnake na epoca; jake badlands que provavelmente teve seu nome inspirado pelo guitarrista jake e lee do badlands; e cyberhawk era uma clara referencia a capa do classico screaming for vengeance lançado pelo judas priest em 1982 mais importantes porem eram as musicas licenciadas de bandas consagradas no rock and roll e no heavy metal se liga na lista paranoid do black sabbath; highway star do deep purple born to be wild do steppenwolf; e bad to the bone de george thorogood and the destroyers na versao para o mega drive da sega ainda havia radar love do golden earring ok nao eram muitas musicas mas estamos falando de um jogo lançado em 1993 tambem nao podemos esquecer da cançao peter gunn famoso tema da serie policial de mesmo nome composta por henri mancini que tambem criou o universalmente conhecido tema da pantera cor de rosa mancini podia nao ser um astro do rock mas suas composiçoes influenciadas por jazz e blues ajudaram a dar forma ao estilo em seus primeiros anos voce pode ouvir todas as musicas na playlist abaixo reunida no soundcloud pelo usuario vinicius eleno repare como embora sejam versoes em 16 bits as musicas simulam muito bem as linhas harmonicas dos instrumentos de verdade ha outra coisa bacana na sonoplastia de rock n roll racing a narraçao que usava samples da voz de larry huffman famoso locutor esportivo americano que no brasil e mais conhecido por sua participaçao no game do que por sua carreira como narrador de corridas de verdade ouça todas as sua falas no video abaixo [youtube id= mgmi36hzar4 width= 620 height= 350 ] claro nada disso valeria muito se rock n roll racing nao fosse um baita jogo e era a jogabilidade era bastante precisa para um game tao antigo os cenarios espaciais eram bem criativos e o fator replay com a necessidade de comprar power ups e liberar personagens era altissimo cada corrida era disputada entre quatro carros e havia sete planetas chem vi drakonis bogmire new mojave nho e terra alem do planeta secreto inferno cada planeta tinha um circuito e uma paisagem completamente diferentes [youtube id= bcqz538vitu width= 620 height= 350 ] a vitoria nao dependia apenas da sua habilidade no volante mas tambem do uso correto dos power ups e das armas que podiam atingir tanto os oponentes que estavam a sua frente quanto os que vinham atras e da potencia do seu carro por isso voce podia comprar peças e acessorios que o tornavam mais veloz e melhor de controlar hoje em dia a formula de rock n roll racing pode ser ate considerada simples demais mas ainda diverte especialmente quem cresceu na era 16 bits agora se games antigos nao fazem seu tipo ha um remake moderno que oferece a experiencia de rock n roll racing com uma roupagem bem mais moderna motor rock lançado em 2013 pela desenvolvedora indie yard team o game foi concebido com o titulo rock n roll racing 3d mas mudou de nome antes do lançamento [youtube id= yvuiuasvn 0 width= 620 height= 350 ] de fato o game e bem parecido os personagens planetas e cenarios sao completamente inspirados por rock n roll racing porem com graficos completamente tridimensionais ha contudo duas novidades voce pode personalizar a playlist o que abre a possibilidade de colocar as versoes originais das musicas usadas no snes e optar pela perspectiva em terceira pessoa com o carro visto de tras como um game de corrida tradicional inicialmente era possivel comprar motor rock no steam mas depois de uma açao legal por parte da blizzard que alegou quebra de propriedade intelectual o game passou a ser oferecido de forma gratuita quer dizer e preciso doar us$ 3 cerca de r$ 9 50 a yard team para ter acesso ao codigo de download gratuito no steam
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