Quando a Mercedes-Benz apresentou a primeira geração do Classe A em 1997, ele era exatamente o oposto do que a marca sempre ofereceu: em vez de um motor longitudinal ligado às rodas traseiras, ele tinha um motor transversal ligado às rodas dianteiras. E em vez de um sedã ou perua com espaço interno e conforto de sobra, ele era um hatch compacto com espaço interno racionalizado e suspensão mais firme do que deveria. No Brasil ele não deu muito certo, mas na Europa ele foi um sucesso de vendas que deu origem à Classe B e, indiretamente, ao GLA e ao CLA.
Todos eles conservam as mesmas características do modelo original: motor transversal e tração dianteira (ou nas quatro rodas sob demanda). Agora... embora tenha sido o primeiro hatchback da Mercedes, o Classe A W168 não foi o primeiro Mercedes hatchback.
A ideia de construir um compacto urbano de dois volumes era algo que orbitava o departamento de design da Mercedes desde o início dos anos 1980. Foi quando eles desenvolveram o 190 E Stadtwa