uma reclamaçao constante quanto aos games de corrida especialmente entre os gamers da velha escola diz respeito ao esforço excessivo das desenvolvedoras para inovar modos historia fracos e forçados como os ultimos need for speed conteudo demais com desenvolvimento de menos a serie the crew e um bom exemplo ou um foco grande demais nas competiçoes online gran turismo sport e com voce que eu estou falando acabam deixando os jogadores meio frustrados caramba a gente so quer acelerar carros bacanas em cenarios legais com uma jogabilidade decente e pedir muito e nao falo de simuladores que estao em outro nivel falo de games de corrida mesmo aqueles que deveriam ser a moda antiga como ja falei antes esta e uma das razoes para o sucesso dos games de corrida independentes feitos por programadores trabalhando praticamente sozinhos ou no maximo pequenas empresas claro apelar para a nostalgia da geraçao anos 89/90 e meio caminho andado no momento mas alguns jogos de fato tem bastante qualidade equilibrando bem a inspiraçao no passado e os elementos do presente games que ja citei aqui algumas vezes como slipstream drift stage e horizon chase que para mim estao entre os melhores dos ultimos anos https //www youtube com/watch v=dmpte7slmpa muito se fala na inspiraçao que estes jogos pegam em top gear o classico de 1992 para o super nintendo que no brasil parece possuir um fandom maior do que em qualquer outro pais entretanto existe outro game que pode ser considerado ainda mais influente outrun o arcade da sega lançado em 1986 top gear alias foi fortemente influenciado por outrun outrun foi desenvolvido por yu suzuki que entre 1985 e 2003 foi o chefe da sega am2 mais antiga equipe de desenvolvedores da empresa o primeiro game criado sob o comando de suzuki foi o tambem iconico hang on classico arcade cujo gabinete incluia a replica de uma moto para ser usada como controle o sucesso de hang on deu origem nao apenas a super hang on em 1989 mas tambem proporcionou a suzuki a oportunidade e a experiencia para criar um jogo de carros https //www youtube com/watch v=k1rrt6syeoc suzuki decidiu viajar a europa para inspirar se afinal por mais que tivesse um time de desenvolvedores para lhe ajudar ele era a mente criativa por tras dos jogos e acabava fazendo sozinho boa parte do trabalho o design dos modelos e cenarios a programaçao e foi por conta desta viagem a italia que ele optou por fazer do unico carro disponivel em outrun uma ferrari testarossa modelo que havia acabado de ser lançado em 1984 com um flat 12 de 4 9 litros e 390 cv que moderados por uma caixa manual de cinco marchas levavam o carro de zero a 100 km/h em 5 2 segundos com maxima de 290 km/h o tempo passa nao a escolha pela testarossa se deu nao apenas pelo fato de ela ser um dos carros mais desejaveis daquele tempo mas tambem por sua alma de grand tourer em entrevistas suzuki afirmou que outrun deveria ser diferente de games de corrida agitados que obrigam o jogador a bater o carro ele queria algo mais relaxante mais artistico e que fizesse o jogador se sentir superior usando exatamente esta palavra a premissa de outrun era simples e nao exatamente inedita voce nao participava de uma corrida e sim de uma prova contra o relogio se nao conseguisse cruzar o checkpoint antes de o cronometro zerar o jogo acabava a camera era do tipo terceira pessoa com a testarossa vista de tras e o angulo de visao emulava a posiçao de pilotagem baixa da ferrari limitando sua visao do horizonte era uma forma de dificultar as coisas trancando a visao dos obstaculos como outros carros na estrada ate que eles estivessem proximos https //www youtube com/watch v=j7tzfw4wedi o foco porem estava nos detalhes suzuki deu muita importancia para o design dos cenarios as paisagens em volta da pista e a trilha sonora esta era um dos aspectos inovadores de outrun antes de cada rodada era possivel escolher uma musica composta por hiroshi kawaguchi passing breeze splash wave e magical sound shower cançoes eletronicas com influencia de musica latina e caribenha embora elas tivessem uma pegada mais regional as soundfonts usadas e as melodias acabaram influenciando a recente onda de musica eletronica retro a ponto de o genero synthwave/retrowave que foi tao popular na decada passada ficar conhecido tambem como outrun electro https //open spotify com/album/3zp0zombirha9pr3bubqm2 si=bnpnwglotxuor8quk0rmiq falando em escolhas outro elemento inovador de outrun foi a possibilidade de escolher varios fiais diferentes perto do fim de cada estagio era possivel optar por um caminho a escolha influenciava no nivel de dificuldade e havia cinco finais diferentes hoje em dia isto parece ate ingenuo mas estamos falando de um game lançado ha 34 anos para arcade foi uma revoluçao falando em arcades havia quatro tipos diferentes dois nos quais o jogador ficava em pe e dois com cockpits um deles tinha ate um motor eletrico sincronizado com as açoes do jogo e alguns dispunham de force feedback no volante do tipo bem primitivo quase frustrante que quem ja jogou em alguma maquina de arcade de bairro com cruis n usa instalado conhece bem https //www youtube com/watch v=jcfxl0cil u em 1988 dois anos depois do lançamento outrun ganhou o premio golden joystick awards de melhor game do ano em 1994 ja haviam sido vendidos 30 000 gabinetes de arcade com o jogo considerando todas as versoes o suficiente para fazer do titulo o arcade mais vendido pela sega nas decadas de 1980 e 1990 https //www youtube com/watch v=kaqyitjwksu agora o sucesso de outrun foi tao grande que o game recebeu diversos ports para computadores domesticos como o amiga e o commodore 64 e para consoles da sega como o master system e o mega drive alias a forma como estes ports foram feitos e impressionante a versao de master system que veja bem era um console de 8 bits era incrivel para a capacidade de processamento do console a paleta de cores era bastante fiel a original e por mais que fossem mais simples os cenarios conseguiam passar a mesma atmosfera do arcade olha so https //www youtube com/watch v=pxw4x6wvkak a versao do mega drive era ainda melhor e nao deixava quase nada a desejar em relaçao ao arcade a profundidade dos graficos alias e um dos argumentos dos que defendem a superioridade do genesis em relaçao ao super nintendo ate hoje https //www youtube com/watch v=2ejdb3hw8xe mais acessiveis as conversoes para consoles domesticos e pcs fizeram ainda mais sucesso outrun vendeu no mundo todo 250 000 copias so no natal de 1987 a sega investiu em algumas sequencias outrun 3d lançado para o master system projetado para usar oculos estereoscopicos especiais; turbo outrun que propunha uma viagem atravessando os eua e uma disputa contra um porsche 959 e tinha uma atmosfera mais pesada e seria; outrunners que era meio que um retorno as origens; e outrun 2 que te colocava ao volante de uma ferrari f50 https //www youtube com/watch v=azdofc423oo outrun e amplamente considerado um dos melhores e mais influentes games de todos os tempos o que pode ser meio dificil de compreender para quem cresceu na era do 3d em alta resoluçao mas fica claro quando olhamos em volta e vemos como os jogadores sentem falta de algo mais simples e casual talvez seja a nostalgia falando mas isto e so um detalhe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.