Se você tem mais de 30 anos, certamente passou algumas tardes de verão assistindo ao filme “Férias Frustadas” (National Lampoon’s Vacation – 1983), que conta as… bem… as férias frustradas (e o que mais?) da família Griswold em uma viagem de carro através dos EUA. E se você é leitor assíduo do FlatOut, certamente lembra bem do carro da família Griswold: a Wagon Queen Family Truckster.
Para fazer a planejada viagem de verão com sua família, Clark Griswold trocou sua velha Oldsmobile Vista Cruiser por uma Sportwagon azul ártico novinha. O problema é que na hora de buscar o carro novo, o vendedor picareta não tinha uma Sportwagon azul e, para piorar as coisas, a Vista Cruiser foi para o compactador enquanto Clark discutia com o vendedor. A solução? Aceitar a micada Wagon Queen Family Truckster — com seus oito faróis, lanternas traseiras duplas e acabamento de madeira — e cair na estrada com sua esposa Ellen e seus filhos Rusty e Audrey em direção ao parque Walley World.
Agora, 32 anos depois, é a vez de Rusty seguir os passos de seu pai e pegar a estrada com a família no filme “Vacation”, que estreia hoje nos EUA. E novamente estamos interessados no carro que Rusty usará nesta “tradição familiar”. Como o tempo também passou para os carros, o novo Sr. Griswold dirige o tipo de carro que substituiu as peruas como transporte familiar neste século 21: uma minivan. A fabulosa Tartan Prancer.
O quê? Você não conhece a Tartan? Bem, shame on you, pois ela é, nada mais, nada menos, que a “Honda da Albânia”, e seu modelo ideal para férias é a minivan Prancer. Trata-se de um monovolume grande, como uma Honda Odyssey, porém muito melhor.
Sim, melhor por que ela tem maçanetas externas com porta-copos, bebedouro integrado ao painel, rádio PX, volante removível, suspensão ajustável, cinzeiros no topo do painel, chave multifuncional, antena elétrica, quatro retrovisores, sistema anti-esmagamento nas portas, powertrain bicombustível (roda com gasolina ou diesel) híbrido com recarregador multiuso e faróis na dianteira e também na traseira. Infelizmente, a fabricante não divulgou detalhes sobre potência e desempenho.
Apesar disso, ela até se saiu relativamente bem em um comparativo com a Honda Odyssey. Afinal, a vida não é feita de carros certinhos e seguros para seus filhos.
Brincadeiras à parte (antes que você pense que o FlatOut pirou), a Tartan Prancer é tão verdadeiro quanto a Wagon Queen Family Truckster. Enquanto a perua era um deboche dos carros americanos dos anos 1970, feito sobre um Ford LDT Country Squire 1979, a Tartan Prancer usa um chassi próprio, e “se beneficia do compartilhamento de componentes com ‘vários parceiros da indústria automotiva global’. Temos certeza de que você saberá identificar quais são esses componentes e de onde eles vieram.