Quando se trata de eventos que celebram os maiores clássicos do planeta, logo pensamos nos encontros de Goodwood, no Reino Unido. No entanto, há outro evento alemão de extrema importância para a cena mundial dos carros antigos: o Techno Classica, que acontece todos os anos na cidade de Essen, na Alemanha.
Embora sejam eventos de naturezas diferentes, a relevância do Techno-Classica é comparável à de Goodwood. No Reino Unido, o mote é homenagear os clássicos das pistas com leilões e corridas históricas, enquanto o Techno Classica é como um grande salão de carros antigos, conceitos do passado e clássicos à venda, alguns com elevado potencial de valorização. E o nível dos automóveis é altíssimo.
Comparado aos dos eventos de Goodwood, porém, o Techno Classica definitivamente não tem a mesma exposição. Os grandes veículos da imprensa automotiva não costumam fazer coberturas detalhadas ou vídeos bacanas. É preciso cavar um pouco mais, mas os tesouros que se encontra compensam o trabalho.
Claro, isto não significa que o evento é ignorado pelas fabricantes. A Lamborghini, que nem é alemã, levou a Essen um estande de seu PoloStorico, o programa de restauração oficial da companhia de Sant’Agata Bolognese (falamos sobre ele aqui), que expôs dois modelos: um Lamborghini Miura P400 SV, de 1971, o segundo exemplar do tipo restaurado pelo departamento; e o chassi tubular “space frame” do Lamborghini Countach LP400 Periscopica 1976, pertencente à primeira leva do supercarro.
A BMW, por sua vez, é alemã da gema, e levou uma pequena coleção de carros que representam inovações tecnológicas da história da marca. O destaque foi a Série 7, que teve cinco exemplares expostos: um exemplar da segunda geração estilizado por Karl Lagerfeld, o modelo “controlado por smartphone” de “007 – O Amanhã Nunca Morre”, o protótipo Goldfish com seu motor de 16 cilindros (leia mais aqui), o 750iL 1987, que foi o primeiro BMW V12 produzido em série desde a Segunda Guerra, e seu atual topo-de-linha, o 760Li xDrive.
A marca ainda levou um 328 dos anos 1930, um Z1 impecável, comemorando três décadas do início de seu projeto, um M1, um roadster 507 dos anos 1950, um 2002ti, e um E21 do Grupo 2.
A Jaguar, como já mencionamos há alguns dias, aproveitou o evento para apresentar seu programa de restauração para o E-Type, o Reborn – que, em essência, reconstrói tudo o que for necessário para deixar o carro tão bom quanto, ou até melhor do que quando era zero-quilômetro.
O Mercedes-Benz 190E Cosworth usado por Ayrton Senna em 1984
Outras fabricantes, como a Opel e a Mercedes-Benz, também aproveitaram para mostrar alguns de seus ícones perfeitamente preservados – algumas delas, aproveitando para mostrar também seus modelos atuais.
O estande da Volks: Bentley, Golf Rallye e uma Brasilia
A Porsche foi ao evento como parte do estande da Volkswagen, e levou consigo a história de seu primeiro grand tourer, o Porsche 928, quem 2017 completa 40 anos de existência. A fabricante de Stuttgart também apresentou um Porsche 911 1966 restaurado nos mínimos detalhes.
As grandes atrações, porém, são os estandes das revendas de clássicos, que sempre levam o que há de melhor disponível em seu portifólio. São carros de todas as eras, origens e categorias, todos à espera de potenciais compradores. No total, mais de 2.500 carros de mais de 1.500 empresas diferentes, entre fabricantes, oficinas e concessionárias, foram exibidos no recinto de exposições de Essen.
Com tanta coisa bacana, cabe uma crítica: os próprios organizadores parecem não se importar muito com a divulgação do mesmo – até agora, o site da Techno Classica não publicou sequer um release da edição de 2017, ou uma galeria de fotos. O evento terminou no último domingo. Já dava tempo de ter preparado alguma coisa, não?
De qualquer forma, nós conseguimos encontrar material bem interessante pesquisando pela web. Fique, abaixo, com algumas fotos e vídeos e comentários a respeito das atrações do Techno Classica 2017. É carporn de primeira!
Fotos: mark his view/Flickr
Fotos: Motoring Research
Foto: News d’Anciennes/Flickr
Fotos: Perico001/Flickr