qualquer duvida sobre o carro se evaporou no momento em que liguei o motor do ronronar da marcha lenta ao berro perto do limite de giros um seis em linha nao tem como ficar melhor do que isso a pegada começa realmente so as 3 500 rpm mas dali em diante ele empurra com vontade e de maneira incrivelmente suave ate 7 000 rpm com uma resposta pronta e precisa nenhum ponto aparente de vibraçao em todo o espectro e com nenhum traço de aspereza e uma joia de motor e tao suave e forte quanto um motor bmw atual na verdade mas com um berro no escape nao um berro nao um profundo grosso e musical pano de fundo que nao fracassa em entusiasmar martin buckley classic & sports cars novembro 1995 hoje todo mundo reconhece a industria japonesa como tao capaz quanto qualquer outra mas nao foi sempre assim claro depois da segunda guerra mundial o pais teve que recomeçar praticamente do zero totalmente destruido que foi pelos bombardeios aliados e seu esforço de capital humano e financeiro numa guerra grande demais para ser vencida a volta foi dura claro mas o povo japones e extremamente dedicado ao trabalho e ao coletivo culturalmente e com a ajuda dos eua preocupado com revoluçoes e perda de influencia a reconstruçao foi rapida e efetiva mas a industria de automoveis engatinhava inicialmente fazia carros estrangeiros sob licença na maioria ingleses um impulso governamental ajuda a nascente industria uma nova categoria de carros baratos e pequenos para motorizar a populaçao foi criada pelo governo japones em 1949 chamados de keijidōsha estes carrinhos minusculos e inicialmente arcaicos alavancaram a produçao local e viabilizaram as marcas japonesas mas por outro lado quando começam a exportar no meio dos anos 1950 ainda sao uma piada mundo afora muito como foram os chineses em seu inicio aqui os anos 1960 sao de expansao no japao a industria eletronica impulsionada por gigantes como a sony turbinam a economia a sua industria de motocicletas tambem em pouco tempo se tornaria a maior do mundo as marcas de automoveis locais lucram com demanda interna de uma economia em expansao e se preparam para um esforço verdadeiro de exportaçao projetando carros exclusivamente para os exigentes mercados externos as olimpiadas de toquio de 1964 seriam uma vitrine para o mundo de um novo japao transmitida a cores para quem tivesse aparelhos de tv com esta nova e incrivel tecnologia e nesse ponto que a toyota decide criar um carro esporte de nivel mundial algo entao inacreditavel para um ocidente ainda racista e cheio de desprezo pelos carrinhos minusculos que os tais amarelos daquele arquipelago produziam a ideia era justamente essa fazer o inesperado criar algo que ninguem acreditava a empresa ser capaz um carro nao para ser vendido com lucro; apenas para puxar a imagem da empresa para cima por meio de tecnologia avançada e muita fumaça de pneu o toyota 2000gt um desenho japones quem conhece a historia do 2000gt ja ouviu que o desenho era nissan depois herdado via yamaha pela toyota na verdade a historia amplamente divulgada e que o desenhista do 2000gt e o indefectivel aristocrata alemao criador do magnifico bmw 507 albrecht graf von schlitz genannt von gortz und von wrisberg ou para facilitar a grafia albrecht von goertz a historia e tao difundida que se voce abrir hoje a pagina do gentil conde na wikipedia esta la uma foto do 2000gt logo abaixo do 507 no canto direito se voce nao ler o texto que rapidamente explica a historia vai achar que o alemao desenhou o toyota perpetuando uma inverdade extremamente injusta com o real desenhista o desconhecido japones satoru nozaki [caption id= attachment_281512 align= aligncenter width= 957 ] goertz e o 507[/caption] a historia dessa confusao se inicia nao na toyota nem muito menos na nissan mas em outra marca japonesa conhecida da gente a yamaha o antigo fabricante de pianos fundada em 1900 tinha se aventurado no mercado de motocicletas no pos guerra com muito sucesso nos anos 1960 pensava em fazer automoveis tambem abre um centro de engenharia dedicado inicialmente a vender serviços de projeto e prototipagem para a industria mas seu sucesso acaba deixando a marca fora dos automoveis para se concentrar em motocicletas e derivados alem dos instrumentos musicais claro [caption id= attachment_281479 align= aligncenter width= 696 ] o nissan a550x[/caption] um dos primeiros clientes e a nissan que pede que a yamaha crie um carro esporte de dois litros para o desenho externo crucial para qualquer automovel de sucesso a yamaha resolve nao arriscar contrata um designer famoso justamente nosso amigo goertz juntos fazem o prototipo nissan a550x mas o projeto nao vai muito adiante a nissan resolvendo fazer um cupe chamado silvia e um roadster chamado fairlady em casa mesmo usando motores de serie o a550x morre e goertz volta para casa [caption id= attachment_281507 align= aligncenter width= 700 ] o 2000gt prototipo no salao de toquio de 1965[/caption] quando a toyota procura a yamaha para ajuda no projeto de seu carro esporte a yamaha obviamente mostra um bom ponto de partida o a550x claro ainda guardado em suas oficinas a toyota gosta da ideia e decide por um cupe de capo longo e um seis em linha potente e essa e a unica influencia do nissan natimorto no 2000gt o toyota seria outro projeto totalmente diferente e com estilo desenvolvido na toyota por satoru nozaki e com o engenheiro chefe jiro kawano da toyota como responsavel [caption id= attachment_281513 align= aligncenter width= 350 ] uma rara foto de satoru nozaki e o 2000gt[/caption] porque a lenda de goertz desenhando o 2000gt entao porque ate hoje as pessoas insistem nessa historia claro que o alemao inspirou o 2000gt da mesma forma que o a550x foi inspirado pelo jaguar e type mas nao ha uma linha em comum entre os dois talvez as pessoas nao estivessem prontas para entender que um japones pudesse fazer algo tao belo um loiro alto e aristocratico conde alemao era certamente mais palatavel ainda mais em 1965 quando o carro apareceu pela primeira vez o culto ao coletivo e nao ao individuo inerente da cultura japonesa ajudou claro a toyota escondeu por decadas o nome de nozaki ja que uma so pessoa nao podia receber os louros do carro era um toyota fruto dos esforços coletivos da toyota nozaki da uma entrevista para a ediçao de outono de 1967 ano do inicio das vendas do 2000gt da automobile quarterly mas a revista diz e uma politica da empresa toyota que credito individual nao seja dado a nenhum membro de sua equipe de design ja que todos os produtos sao considerados frutos dos esforços da familia toyota devemos naturalmente honrar o pedido da toyota e omitir o nome do entrevistado diz nozaki san sobre os objetivos que regeram o desenho de sua maior obra um gra turismo gt e como tal ele deve ter todo o equipamento especificaçao e layout que esteja a altura de um alto grau de habilidade ao volante mas ao contrario de um carro esporte que pressupoe um certo nivel de desconforto e austeridade ele deve proporcionar um ar de conforto e luxo a seu dono ate de orgulho pode se dizer a capacidade de uma maquina de competiçao mas com a qualidade e confiabilidade de um carro de luxo de primeira linha deve ser um carro em que o dono possa aproveitar um calmo passeio pela cidade no domingo mas tambem em uma rapida viagem por estradas sinuosas o 2000gt ja foi chamado de copia do jaguar e type tambem outra injustiça para um carro que apenas inspira se nas proporçoes sapato de palhaço do carro ingles coloca lo ao lado de um e type de cara elimina essa ideia apesar das mesmas proporçoes basicas nao ha uma linha sequer comum e era menor tambem minusculo perto do comparativamente enorme jaguar e um carro belo nao relativamente mas de forma absoluta ate hoje e um desenho incrivel cheio de agressividade e pureza curvas e detalhes quase femininos apenas a decoraçao e detalhes do nariz e traseira denunciam que veio do japao dos anos 1960 causou um verdadeiro furor no salao de toquio em 1965 quando apareceu pela primeira vez um classico imortal e definitivamente um carro japones criado por japoneses e mais que isso um toyota chassi e motor alta tecnologia o carro so entra em produçao finalmente em 1967 estruturalmente devia muito aos lotus contemporaneos mas se a inspiraçao conceitual foi chapmaniana a execuçao e japonesa ou seja de qualidade superior um chassi tipo espinha dorsal de chapa de aço soldada em caixa que suporta toda a mecanica mas aqui ao inves da carroceria de plastico termofixo reforçado com fibra de vidro das lotus uma carroceria em aço estampado ajuda a fazer um conjunto extremamente rigido os suspensoes tambem sao inspiradas nos lotus dianteira e traseira em duplo a sobreposto na traseira o desenho e muito interessante braços longos pivotados quase no meio do carro e colunas de mola/amortecedor altas como nos chapman strut da lotus barras estabilizadoras atras e na frente completavam a especificaçao uma suspensao de geometria perfeita e sofisticada com longo curso em compressao e distensao um carro que certamente e tao confortavel quanto bom em curvas os freios sao discos dunlop nas quatro rodas com servo a vacuo uma primazia para o mercado japones e ainda exotico em qualquer lugar do mundo em 1967 como era exotico tambem o cambio cinco marchas num mundo onde o normal eram tres e todas sincronizadas a caixa com carcaça de aluminio como os sofisticados alfa romeo italianos de entao a direçao era pinhao e cremalheira sem assistencia claro as rodas eram levissimas de magnesio com parafuso central unico e calçavam pneus radiais de medida hoje ridiculamente pequena 165 r15 mas pneu e funçao do desempenho e peso do carro e esta medida casa perfeitamente com o 2000gt o motor e a maior contribuiçao da yamaha acostumada com motores de alto desempenho em motocicletas usando o bloco do seis em linha de dois litros do toyota crown e criado um novo motor bem mais potente e eficiente o cabeçote era agora em aluminio bem como o carter produzido pela yamaha com duplo comando no cabeçote acionado por correntes valvulas de diametro generoso opostas em uma camara de combustao hemisferica dutos individuais levavam de um lado a uma bateria de tres carburadores duplos solex 40mm fabricados sob licença na mikuni no japao e do outro a dois coletores 3 em 1 que levavam escape duplo ate a traseira do carro este motor era uma verdadeira joia capaz de girar solto e liso ate muito acima da potencia maxima ate 7000rpm dava 150 cv a 6600rpm e 18 mkgf de torque a 5000rpm; mas com carburadores weber e comando bravo a versao de competiçao chegava facilmente a 100cv/litro e era uma coisa linda de se ver seis velas no meio de dois comandos a capa deles pintada de preto crackle black como os ferrari e com a bateria de carburadores duplos do lado uma borboleta para cada cilindro nao e um carro extremamente veloz para os padroes atuais mas na epoca era competitivo o zero a 100km/h era realizado entre nove e dez segundos e a velocidade final era de 209 km/h era extremamente baixo comprido e estreito visualmente ainda que fosse pequeno na realidade media menos de 4 metros 3924mm em um entre eixos de 2330mm aos 1160mm de altura era baixinho como convem a um esportivo ficava na altura da cintura da maioria dos ocidentais os seus 1160 kg era igualmente distribuidos em seus dois eixos e atras das rodas dianteiras a dianteira comprida permitia a la bristol um compartimento extra de cada lado do carro na direita alojava a bateria e na esquerda o filtro de ar o carro era produzido cuidadosamente quase de forma artesanal na fabrica da yamaha em iwata o interior era especialmente bem feito com painel em peças incrivelmente delicadas e polidas de pau rosa certamente derivadas da vasta experiencia da yamaha com pianos de todos os tipos mesmo a toyota certamente perdendo dinheiro neles ainda assim nao era um carro barato custava um jaguar e type e meio e era mais caro ate que o porsche 911 que lembrem ainda era um carro de seis cilindros e dois litros como o toyota mas apesar de ser comparavel a estes carros em qualidade e desempenho claro que sofria para ser vendido toyota era uma marca com nenhum pedigree entao ate hoje toyota a preço de porsche e uma proposta de venda dubia mas na verdade cumpriu sua missao chamou a atençao para a capacidade japonesa e da toyota de fazer carros de nivel mundial chamou gente para visitar concessionarias trouxe publicidade da melhor forma a espontanea a road & track americana por exemplo ficou positivamente embasbacada com o carro e declarou o 2000gt um dos carros mais emocionantes e divertidos que ja dirigimos e o comparou favoravelmente ao porsche 911 em 1967 estreava tambem o quinto filme do agente 007 de sean connery e nele bond ia para o japao onde pegava carona em um 2000gt roadster branco dois deles criados especialmente para o filme pela toyota o carro e mantido em produçao ate 1970 com um face lift que diminui os farois e harmoniza a frente em 1969 apenas 337 carros sao produzidos os doze ultimos uma tentativa de torna lo mais luxuoso e mais barato com o cabeçote sohc do crown e deslocamento aumentado para 2 3 litros; um carro menos girador e bravo com 143 cv a 5000rpm e com opçao de cambio automatico mas obviamente foi apenas o preludio do fim o carro tinha ja cumprido sua missao no mercado hoje e o mais valorizado classico japones os melhores deles trocando de maos por mais de um milhao de dolares [caption id= attachment_281492 align= aligncenter width= 999 ] frente diferente em 1969[/caption] depois dele a toyota nunca mais foi a mesma e nem o japao o pais se tornaria um rolo compressor tecnologico sobre o qual ninguem mais faz piada quando chega o ano de 1990 com o lexus ls400 a toyota mostrava que podia desafiar ate a mercedes benz em pouco tempo seria o maior fabricante mundial de automoveis chegaria aqui sem o passo basico de mostrar suas ambiçoes com o 2000gt quem pode dizer o fato e que na historia desta companhia tao importante o 2000gt e talvez a estrela mais brilhante o que convenhamos nao e pouca coisa
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