Uma das coisas mais legais de games como Gran Turismo 6 ou Forza Motorsport 5 é a possibilidade de pilotar em circuitos do mundo real sem precisar de um simulador absurdamente detalhista. Contudo, Toyota e Polyphony Digital querem levar o lado “simulador” de GT6 mais além. Como? Com um dispositivo de telemetria que permite que você importe para o game suas voltas dadas em circuitos reais. Mas… como?
O dispositivo se chama “Sports Drive Logger” e funciona de uma maneira bem engenhosa: através o GPS integrado, o data logger coleta dados sobre a localização geográfica do carro. Ao mesmo tempo, os módulos do carro fornecem os dados de aceleração, frenagens, ângulos de esterçamento, trocas de marcha, rotações do motor e velocidade do carro.
De posse de todos os dados, o sistema os cruza e formata para que sejam transferidos para uma unidade USB (como um pen drive ou cartão SD). As informações, então, podem ser transferidas para o PlayStation 3 e utilizadas em Gran Turismo 6. Com estas informações, o game cria uma representação visual da sua volta, incluindo todos os dados núméricos. É inevitável lembrar do sistema de telemetria anunciado para o Corvette Stingray — mas, em vez de usar as imagens captadas por uma câmera, como no carro americano, o sistema usa imagens virtuais de GT6. É o jeito dos japoneses de complicar coisas simples e deixá-las mais legais.
Você pode analisar o replay virtual de sua volta real e até correr “contra si mesmo” no game. Também é possível através da PSN, comparar seus resultados com o de outros pilotos/jogadores — e até com os de pilotos profissionais, “permitindo o estudo e o aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem, praticando em sintonia com especialistas em frenagem, técnicas de aceleração e trajetórias em circuitos”, segundo o release.
O Sports Drive Logger foi anunciado em meados de 2013 e começou a ser testado no fim do ano. O lançamento é previsto para 2 de junho, de início apenas no Japão, e estará disponível para o Toyota GT86 / Subaru BRZ — que tem muito apelo entre os entusiastas do mundo todo e nos parece a escolha natural para a estreia do sistema. O preço inicial é de ¥ 91.800 (cerca de R$ 2000, sem impostos). Uma atualização de firmware lançada hoje para o PS3 permite que o console integre os dados recebidos pelo sistema com GT6.
Por mais que Gran Turismo não seja um simulador de verdade, é impossível negar que os laços da série com o automobilismo estão cada vez mais estreitos. Ainda que apenas três circuitos no Japão façam parte da novidade — Fuji, Tsukuba e Suzuka —, acreditamos que seja uma questão de tempo até que circuitos do mundo todo sejam inclusos no Sports Drive Logger.