O ano de 2013 não acabou bem para Ken Block, que sofreu um acidente impressionante no Rally America em outubro e acabou perdendo o título do campeonato. Até agora, só havia fotos do carro depois do acidente. Agora, o piloto publicou o vídeo em seu canal no YouTube e explica o que aconteceu.
A temporada de 2013 do Rally America National Championship teve sete corridas. Depois de abandonar a segunda corrida no meio e chegar em segundo lugar no evento seguinte, Ken Block conseguiu três vitórias consecutivas, ultrapassando o britânico David Higgins na liderança do campeonato. Tudo ia bem para Block no último evento, em Lake Superior, Michigan, quando Block perdeu o controle e saiu da pista, capotando várias vezes seu Fiesta a quase 150 km/h:
O vídeo, com uma narração épica e algumas doses de bom humor, mostra a violência do acidente. Contudo, Block saiu ileso e seu navegador, Alex Gelsomino, sofreu apenas uma pequena concussão.
Mas o que levou Block a perder o controle do carro? O próprio piloto admitiu que a razão foi um erro na folha de anotações que estava nas mãos do navegador. Block estava pilotando extremamente rápido para manter seus sete segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Contudo, a pista ficava mais estreita no meio da curva onde aconteceu o acidente, e a mudança não estava indicada na folha de anotações.
Por causa do estreitamento inesperado, Block acabou passando por cima da grama na beira da pista, e “acertou alguma coisa”, como ele mesmo diz, fazendo o Fiesta capotar. Depois do acidente, o piloto ainda tentou dar a partida para voltar à corrida — sem saber que o carro estava totalmente destruído e impossibilitado de continuar.
confirmam que o acidente foi feio. Por outro lado, o vídeo feito de dentro do carro é uma prova de como os carros de rali são seguros: firmemente presos aos bancos, Block e Gelsomino quase não se machucaram — só o navegador colocou a mão para fora da janela em alguns momentos e poderia ter se ferido com mais gravidade.
David Higgins venceu a corrida e conquistou o título, ficando 26 pontos à frente de Ken Block.