O Porsche 911 Turbo é geralmente aclamado pelas mais diversas qualidades, exceto uma: o ronco. Não lembro de ter lido uma avaliação na qual alguém tenha destacado o ronco do motor abafado pelo turbo. Mas este não parece ser o problema desse 911 de subida de montanha.
Este é o 964 biturbo do piloto alemão Rupert Schwaiger, que disputa o circuito de subidas de montanha da Europa. Sim, eu sei que parece um 993, mas há mais surpresas sob essa carroceria do que você poderia imaginar. A primeira delas é que este 911 nasceu como um 964 em 1988, e recebeu todo o bodykit do 993 GT2.
O motor também vem do 993 GT2, por isso é um 3,5 biturbo com (preparado?) 640 cv e 80 mkgf, brutalidade moderada pela transmissão sequencial do 997 RSR 2007, e que faz contato com o chão por meio do eixo traseiro do 964 RSR. Se você não entendeu o que isso significa, o vídeo explica tudo de um jeito prático e claro:
Não sei se consigo descrever o ronco. Talvez esse seja o som de uma nuvem de besouros gigantes voando para dentro de um motor turboélice. Quem souber descrever, por favor, deixe nos comentários.
Alguma sugestão?
E se você já ouviu um Porsche Turbo roncar desse jeito — ou ainda melhor — por favor, avise.