O Fusca é um dos hatches mais legais à venda hoje, mas sabe o que é mais legal? Um Beetle de competição com motor 1.6 turbo de 551 cv! Sabe de uma coisa? Legal é pouco — esse negócio é monstruoso.
Não estamos exagerando — é um motor 1.6 TSI com quase 600 cv, caramba! Além disso, o visual é simplesmente matador — para-lamas alargados, gigantescas entradas de ar no para-choque (dá até para ver um radiador atrás de uma delas), várias outras espalhadas por todo o carro, respiros na tampa do porta-malas e um gigantesco aerofólio que seria ridículo se não fosse funcional.
O carro será apresentado ao público durante a próxima etapa do Red Bull Global Rallycross Championship em Washington, DC, nos EUA, mas não correrá — ainda. Os pilotos Tanner Foust e Scott Speed (que belo nome para um piloto!) continuarão correndo com os Volkswagen Polo — que vêm se mostrando bem competitivos, com Scott Speed vencendo as duas corridas que foram disputadas até agora.
A configuração do Fusca é a mesma do Polo: o motor 1.6 de 1.598 cm³ entrega 551 cv a 6.250 rpm e 86,7 mkgf de torque a 5.000 rpm, que são enviados para as quatro rodas através de uma transmissão sequencial de seis velocidades, e cada um dos eixos tem um diferencial de deslizamento limitado — além do diferencial central. O conjunto é capaz de levar o Beetle (que pesa 1.210 kg) aos 100 km/h em 2,1 segundos!
A suspensão é do tipo McPherson com amortecedores ZF e curso de 23 cm — o suficiente para lidar com os trechos de terra dos circuitos de rallycross. Os freios usam discos ventilados de 14 polegadas na dianteira e 11,8 polegadas na traseira e pinças de alumínio com quatro pistões, cobertos por rodas de 17 polegadas com pneus Yokohama de medidas 240/640.
Se alguém tinha dúvidas de que o novo Beetle não é mais carro de mulher, elas foram trucidadas. Ambos os pilotos estão muito empolgados com o novo carro, e acham que “não tem carro mais cool do que ele na pista”. A gente concorda. Alguém aí tem um Fusca e faria algo parecido?